Feira do Livro de Frankfurt regressou ao formato presencial com menos editoras e bancas
OntemTiago Carrasco na Alemanha

Feira do Livro de Frankfurt regressou ao formato presencial com menos editoras e bancas

A Feira do Livro de Frankfurt voltou este ano com menos de um terço dos expositores habituais. A 73ª edição ficou marcada pela polémica participação de uma editora de extrema-direita e pela ameaça de falta de papel para novos livros. Contudo, o certame ainda é um ponto de encontro de diferentes culturas. As editoras portuguesas estiveram ausentes.

O Congresso dos Cozinheiros quer ser o palco da 'era da afirmação humana'
16 de outubroSebastião Almeida

O Congresso dos Cozinheiros quer ser o palco da "era da afirmação humana"

"Pessoas, Natureza e Gastronomia" é o mote da 17.ª edição, que volta a receber público, entre 17 e 18 de outubro. Há conversas e debates para ajudar a compreender que a gastronomia é muito mais do que apenas o que nos chega ao prato. Dabiz Muñoz, considerado o melhor chef do mundo nos The Best Chef Awards, é um dos convidados.

A incrível história dos milhões de Jacques Rodrigues, o dono do grupo Impala
13 de agostoMarco Alves

A incrível história dos milhões de Jacques Rodrigues, o dono do grupo Impala

A empresa que lhe resolveu um problema de €1,3 milhões com o IRS, a hipoteca de cinco apartamentos num hotel do Algarve, os furiosos emails às redações, os créditos limpos antes de um PER e muito mais. As estranhas operações contabilísticas e societárias do dono da Impala originaram uma queixa-crime por burla e associação criminosa.

84 coisas para ver, fazer e provar no Alentejo, do litoral ao Alqueva
13 de agostoFilipa Teixeira

84 coisas para ver, fazer e provar no Alentejo, do litoral ao Alqueva

Sem perdermos as praias de vista, mergulhámos no Alentejo profundo. Chegados ao coração desta região, a poucas horas de Lisboa, encontrámos as belas aldeias ribeirinhas do Alqueva. Se na costa alentejana ainda há segredos por descobrir, imagine o que outros caminhos lhe podem mostrar. Partimos rumo ao interior.

Charneco. O restaurante onde o cliente não escolhe o jantar
01 de julhoMarkus Almeida

Charneco. O restaurante onde o cliente não escolhe o jantar

Na vila de Estômbar há um restaurante que só serve menus de degustação. São cinco petiscos, dois pratos principais, vinho e sobremesa por 30 euros. N’O Charneco não há carta, o cliente apenas escolhe se quer ou não ser feliz.

Estalo de génio

Favorecido por uma inesgotável veia poética, que prepondera sobre o seu espírito analítico, o empresário português recorda-nos algo tão simples e ao mesmo tempo tão essencial: a poesia está em tudo!

O último ano da vida de Maria João Abreu
19 de maioLucília Galha

O último ano da vida de Maria João Abreu

Nunca lhe faltou trabalho, mas perdeu o pai, foi burlada e teve de fechar o café que abrira com o filho mais novo e a nora. A atriz sentia-se cansada, mas nada fazia adivinhar este desfecho. Aos 57 anos, teve a rutura de um aneurisma. Não resistiu.

Sexo na cozinha

Na sociedade reprimida salazarista, fazer sexo noutro móvel que não fosse a cama tinha um alcance revolucionário, simbolizava a libertação sexual do casal e a subversão da ordem imposta pelo Estado Novo. Daí que as mesas amplas tenham sido proibidas pela censura

Um Dia Mundial do Teatro diferente
27 de marçoRita Bertrand

Um Dia Mundial do Teatro diferente

O teatro celebra-se sempre a 27 de março. Este ano, tal como em 2020, por culpa da pandemia a festa tem de ser online.

A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)