
Morreu a presidente da ERSE Cristina Portugal
Cristina Portugal presidia ao conselho de administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos desde 2017.
Cristina Portugal presidia ao conselho de administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos desde 2017.
A ERSE quer que a empresa reformule o plano de investimento para as redes de 2021 a 2025 de modo a evitar que os custos sejam refletidos na fatura da luz. E recomenda um corte de 11,8% do investimento total de 1.007,8 milhões.
Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos propôs que o preço da energia elétrica fique inalterado em 2021.
Inicialmente, a multa ascendia a 66.668 euros, mas acabou por ser reduzida após a empresa ter assumido parcialmente o que lhe foi imputado.
A redução da tarifa de energia aplicada ao mercado regulado vai traduzir-se numa redução de cerca de 3% na fatura da luz.
Novo simulador da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos pode ajudar a reduzir potência do contador de eletricidade o que pode levar a poupanças de pelo menos 22 euros.
Regulador lançou site que permite avaliar a duração das interrupções de fornecimento de eletricidade, bem como o valor das compensações a pagar aos clientes por incumprimento dos padrões de qualidade.
O regulador detetou em alguns contratos de eletricidade cláusulas que não cumprem a lei e emitiu recomendações aos 27 comercializadores de energia. E admite alargar as recomendações aos contratos de gás natural.
A ERSE, que é responsável pela regulação dos combustíveis desde o ano passado, assume que o modelo de financiamento para assegurar esta nova pasta ainda não está definido.
No ano passado, a ERSE reuniu 15 condenações, as quais resultaram em multas superiores a dois milhões de euros. Contudo, apenas cerca de metade desta quantia já foi cobrada pelo regulador.
No ano passado, a ERSE recebeu 31.421 reclamações e pedidos de informação em 2018, dos quais quase metade (14.495) chegaram através do Livro de Reclamações Eletrónico, disponibilizado desde 01 de julho de 2017 para os serviços públicos essenciais.
O regulador do setor da energia alertou que detetou casos de fraude na angariação de clientes. Em causa está a utilização “abusiva” do nome ERSE.
O regulador do setor da energia alertou que detetou casos de fraude na angariação de clientes. Em causa está a utilização "abusiva" do nome ERSE.
O antigo secretário de Estado da Energia, que serviu o Governo já na época de renegociação dos CMEC, reconhece que na redação destes contratos o regulador fica com poderes diminuídos.
A proposta final do regulador para o novo modelo de distribuição de eletricidade em baixa tensão vai ser entregue nos próximos dias. Governo alerta que divisão pode levar a aumento dos custos para os consumidores.
O regulador da energia, a ERSE, revela que entre os consumidores que aderiram à simulação online para avaliar o tarifário de energia mais económico, quase 60% descobriram uma alternativa mais barata, e a maioria disse pretender mudar.