Ernesto de Sousa, um artista revolucionário
OntemRita Bertrand

Ernesto de Sousa, um artista revolucionário

De 8 a 22 de abril, a Appleton, em Lisboa, dedica um ciclo a Ernesto de Sousa no centenário do seu nascimento. Há exposições, performances, concertos e um podcast.

Os dois cenários de Ivo Rosa

Ivo Rosa ou dissertará sobre a existência de abundante prova e enviará Sócrates a julgamento com todos os crimes com que chegou à instrução; ou concluirá que a acusação assenta essencialmente na presunção indiciária, portanto na chamada prova indireta, e até pode mandá-lo julgar, mas sem o fardo dos crimes de corrupção.

O salazar

Tal como o salazar da cozinha tentou introduzir a ordem na preparação dos alimentos, afastando os profissionais da desordem, da agitação e da perturbação social (entenda-se: as crianças), o tirano de Santa Comba Dão tentou acabar com a suposta anarquia nas ruas.

Mirabolando ou as crónicas recicladas de Manguel
01 de abrilJoão Pedro George

Mirabolando ou as crónicas recicladas de Manguel

O facto de os textos de Manguel publicados no jornal mais vendido em Portugal serem mercadoria antiga, prosa que o tangoso argentino publica e republica, vende e revende, porque este é o seu modo de ganhar a vida, não é particularmente significativo, nem esse é o escopo desta história mil vezes contada. Um ensaio de João Pedro George

Museu Tate Britain inaugura retrospetiva de Paula Rego no verão
29 de marçoLusa

Museu Tate Britain inaugura retrospetiva de Paula Rego no verão

A exposição vai começar com uma seleção dos primeiros trabalhos de Rego raramente vistos, nos quais a artista explorou os próprios problemas pessoais, mas também questões sociais, como por exemplo "Interrogation", quadro pintado aos 15 anos de idade.

'Erro humano' pode ter encalhado navio no Canal do Suez
28 de marçoLusa

"Erro humano" pode ter encalhado navio no Canal do Suez

O navio, do tamanho de um arranha-céus, atravessou-se no Canal do Suez, no Egito, na noite de terça para quarta-feira. Ventos fortes e tempestade de areia foram apontados como causas, mas autoridades egípcias avançam que "outros erros, humanos ou técnicos, poderão ter entrado em jogo".

Nicolau Santos e Hugo Figueiredo escolhidos para a administração da RTP
26 de marçoLusa

Nicolau Santos e Hugo Figueiredo escolhidos para a administração da RTP

"Na escolha da equipa Nicolau Santos e Hugo Figueiredo, o CGI teve em consideração, muito em particular, a considerável experiência de ambos os membros em áreas da comunicação social, e a relevância da sua capacidade de gestão e de liderança, aliada a uma sólida cultura de serviço público", justifica o CGI.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)