
COP27. O que têm os países que fazer contra as alterações climáticas?
Cerca de 100 líderes mundiais vão discutir entre 6 e 18 de novembro a luta contra o aquecimento global, que provoca fenómenos climatéricos extremos por todo o mundo.
Cerca de 100 líderes mundiais vão discutir entre 6 e 18 de novembro a luta contra o aquecimento global, que provoca fenómenos climatéricos extremos por todo o mundo.
Duarte Cordeiro frisa que é preciso tudo fazer para impedir que o aquecimento global vá além de 1,5ºC acima dos valores médios da era pré-industrial.
A monarca britânica morreu aos 96 anos. Nos últimos meses a sua saúde já estava a dar sinais de deteorização. “A rainha morreu de forma pacífica, em Balmoral, esta tarde. O rei e a rainha consorte vão ficar em Balmoral esta noite e regressam a Londres amanhã”, pode ler-se num comunicado da família real.
O ator partilhou uma publicação no Instagram onde elogia jovens lusos.
Ruslan Edelgeriyev representa a Rússia na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas. Ficou na penúltima fila e, no evento, garantiu que o país quer a neutralidade carbónica até 2060.
Países ricos e as grandes multinacionais "só aprofundaram as desigualdades", acusa a Amnistia Internacional.
Beko é a empresa de referência em eletrodomésticos e soluções inteligentes para o lar do Grupo Arçelik, o fabricante líder mundial de bens de consumo duráveis e de eletrónica de consumo
"Eu não consigo aceitar que me digam que a liderança está na rua. Porque no dia em que a liderança estiver na rua não haverá justiça climática", disse Matos Fernandes.
Na história da falhada “cimeira do clima”, há desconversas em série. Mas é preciso dizer que, quanto à Arca de Noé, todo o mundo mente e ninguém diz a verdade. Incluindo a pequena Heidi.
Sábado foi o primeiro dia de produção de eletricidade sem recurso à queima de carvão, depois de a Central do Pego ter esgotado o stock de carvão que tinha, apesar de estar licenciada para funcionar até 30 de novembro.
Associação Académica de Coimbra acolhe climate clock, desenvolvido por duas empresas criadas no âmbito da Universidade.
Na COP26 senti que - a par da profunda onda de preocupação, particularmente significativa quando cara a cara se ouve e sente a história e as histórias de pessoas e comunidades já hoje fortemente impactadas pelas alterações climáticas resultantes da acção humana - cresce uma onda de reconhecimento do problema e das suas consequências e da necessidade e formas de acção para a mudança.
"Os riscos associados à pandemia não desapareceram completamente, até porque o progresso da vacinação tem permanecido lento em muitas partes do mundo", disse o vice-presidente do Banco Central Europeu, Luis de Guindos.
A associação ambientalista Zero faz um balanço da COP26 e admite que "Portugal não é dos países mais ativos em termos de ambição, mas é um dos países na linha da frente". A nível global, falhou o financiamento aos países em desenvolvimento.
Associação ambientalista lamenta que não se tenha assumido o abandono da utilização do carvão e o fim dos apoios e isenções concedidos às empresas de combustíveis fósseis.
"Os países ricos poluidores, mais uma vez, lavaram as mãos da sua responsabilidade pela criação de uma crise climática e traíram os países de baixo rendimento ao ignorarem os seus pedidos de compensação", disse esta segunda-feira a Organização Não-Governamental Comité para o Jubileu da Dívida.