
Sindicatos apontam responsabilidades políticas na compra de navios para Transtejo
O coordenador da Fectrans defendeu hoje que "há responsabilidades políticas que têm de ser apuradas" na compra de navios sem baterias para a Transtejo/Soflusa.
O coordenador da Fectrans defendeu hoje que "há responsabilidades políticas que têm de ser apuradas" na compra de navios sem baterias para a Transtejo/Soflusa.
De acordo com o balanço feito pela CP, entre as 0h e as 6h de hoje registaram-se 61 supressões, cerca de 88% dos comboios programados, que seriam 69.
O coordenador da Fectrans disse que a decisão dos trabalhadores é "um protesto contra a intransigência do Governo e da CP, o arrastamento das negociações e os salários baixos".
Os trabalhadores da CP fazem uma greve de 24 horas, na segunda-feira, para reivindicar aumentos salariais de 90 euros para todos os trabalhadores.
Devido ao plenário de trabalhadores da Transtejo, as ligações fluviais entre Lisboa e os concelhos da margem sul do rio Tejo, estiveram esta quinta-feira interrompidas, das 13h às 18h30, nas ligações fluviais de Cacilhas, Montijo, Seixal e Trafaria.
Na ligação Cacilhas - Cais do Sodré, a interrupção deve acontecer a partir das 14h20 até às 17h35, enquanto no sentido contrário a paralisação prevista é das 14h20 às 17h50.
Esta terça-feira, a Fectrans entrega um postal ao ministro das Infraestruturas a pedir a renacionalização dos correios. Quinzena de esclarecimento, que dura até 16 de abril, vai envolver plenários, debates e ações de rua por todo o país.
Cerca de 30 pessoas concentraram-se junto à residência oficial do primeiro-ministro para exigir a reposição da oferta de transportes públicos e o fim do lay-off nas empresas.
Os motoristas vão para o estrangeiro sem proteção "e quando chegam a Portugal não são sujeitos a qualquer rastreio", denuncia a FECTRANS.
Lista de candidatos ao Conselho Nacional da Intersindical vai ser votada no XIV congresso da CGTP, que se realiza a 14 e 15 de fevereiro, no Seixal.
Os sindicatos dos ferroviários da CP voltaram a mostrar-se insatisfeitos e apelaram à valorização do setor, admitindo a hipótese de avançarem com formas de luta na ausência de respostas às reivindicações.
Reunião desta terça-feira pode ser decisiva para o conflito que originou uma greve de sete dias. Eis o que se sabe das negociações e das reivindicações dos trabalhadores.
Para "exigir mais trabalhadores e mais transportes", o protesto surgiu depois de ser revelado que nos últimos 15 anos foram destruídos 4.823 postos de trabalho.
O Sindicato da Marinha Mercante, Indústrias e Energia entregou o pré-aviso de greve por a "harmonia salarial" na Soflusa ter sido quebrada.
Os sindicatos dos trabalhadores da Transtejo e da Soflusa filiados na Fectrans querem iniciar negociações relativas a todas as categorias profissionais das duas empresas.
O secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d'Oliveira Martins, lamentou hoje a posição dos sindicatos representativos dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP) em avançar para greve, referindo que o Governo "fez muitas cedências".