Justamente

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

Embora eleitos em nome de um Estado membro os juízes exercem as suas funções a título individual, não representam esse Estado, são imparciais e dispõem de total independência. Acresce que não podem exercer qualquer actividade incompatível com os seus deveres de independência e imparcialidade.

O ataque à liberdade de imprensa

Pela primeira vez, em democracia, jornalistas foram vigiados e fotografados pela polícia, as suas mensagens vasculhadas sem cobertura legal, violando o direito ao sigilo profissional, e o sigilo bancário levantados de forma completamente ilegal.

2
Tortura e abusos na fronteira da UE
09 de janeiroSara Capelo

Tortura e abusos na fronteira da UE

Migrantes obrigados a entrar em botes sem condições, agredidos com choques elétricos, despidos e roubados por agentes. Relatório reúne 12 mil histórias só do ano de 2020.

Reino Unido decide se extradita fundador do Wikileaks para os EUA
04 de janeiroLusa

Reino Unido decide se extradita fundador do Wikileaks para os EUA

A justiça norte-americana acusa Assange de espionagem, podendo condená-lo a 175 anos de prisão por ter divulgado, desde 2010, mais de 700 mil documentos confidenciais sobre atividades militares e diplomáticas norte-americanas, principalmente no Iraque e no Afeganistão.

BES: Salgado insiste na parcialidade de Carlos Costa
02 de março de 2020Lusa

BES: Salgado insiste na parcialidade de Carlos Costa

O ex-presidente do BES voltou a invocar a parcialidade do governador do Banco de Portugal juntando ao processo que corre no Tribunal da Concorrência um parecer que pede a nulidade das contraordenações por violação à lei de branqueamento de capitais.

04.04.2019

O estudante, o ministro e o poder

Em abril de 1969, Alberto Martins pediu a palavra ao Presidente da República. Foi detido nessa noite pela PIDE e acusado de insultar o Chefe de Estado. "É pena que do estudante Alberto Martins pouco ou nada tenha restado ao ministro Alberto Martins."

A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)