Definir “violação”
Em Portugal, nação ainda imersa em machismo, são comuns as conversas acerca de como as mulheres “gostam de se fazer de difíceis” e como um “não nem sempre é um não”, mas um convite à “insistência” até conseguir a “cedência”.
Em Portugal, nação ainda imersa em machismo, são comuns as conversas acerca de como as mulheres “gostam de se fazer de difíceis” e como um “não nem sempre é um não”, mas um convite à “insistência” até conseguir a “cedência”.
A Califórnia tornou-se o primeiro estado dos EUA a criminalizar a prática e classificá-la como violência sexual. "Criminalização deste ato seria benéfica para aumentar o reconhecimento desta prática como uma forma de violência sexual", defende associação Plano i.
Estimativa do Instituto Europeu para a Igualdade de Género inclui o impacto físico e emocional, que representa mais de metade do valor, seguido do custo nos serviços de justiça criminal e nas perdas ao nível da economia.
Presidente da Comissão Europeia diz que nunca notou "falta de cadeiras" em reuniões no palácio presidencial da Turquia, em Ancara, e sublinha que incidente protocolar só aconteceu por ser mulher.
Vários partidos apresentaram propostas de lei que vão ser debatidas esta quarta-feira no Parlamento.
"Anule a decisão, aplique o tratado!", gritaram milhares de mulheres e homens reunidos em Istambul.
Presidência portuguesa do Conselho da UE vai tentar "desbloquear um dossier" que defende a "existência de quotas nos conselhos de administração".
Convenção de Istambul é a principal ferramenta supranacional para fixar normas jurídicas contra a violência sexista, mas, recentemente, vários dirigentes do partido que apoia Erdogan admitiram a possibilidade de retirar o país desse tratado.
Penso muitas vezes na responsabilidade de, como algumas pessoas dizem, ter uma voz.
Votos de pesar pelas vítimas de violência doméstica que morreram no ano passado foram apresentados pelo PS e pelo Chega.
Grupo entrega esta terça-feira uma petição com "cerca de oito mil assinaturas", que pede ao parlamento medidas prioritárias de proteção das vítimas de violência doméstica.
O Parlamento aprovou, por unanimidade, a 11 de janeiro deste ano, projetos de lei do BE e do PAN para que a coação e o sexo sem consentimento sejam considerados crime de violação.
Em 2018, foram abertos 903 inquéritos e deduzidas 122 acusações - mas o piropo, que passou a ser crime na lei portuguesa há quatro anos - ainda não entra nas estatísticas.
São 15 os projetos de lei sobre violência doméstica que vão ser votados na comissão parlamentar esta terça-feira.
É inacreditável como somos tão pouco ouvidas, entendidas ou como este "nosso" assunto (violência doméstica) não é um assunto do estado português apesar de ser o crime mais cometido em Portugal.