
Pesca da sardinha proibida a partir de sábado @Model.HTag>
A pesca da sardinha tinha reaberto este ano a 1 de junho, com limites de captura diários e semanais, depois de ter sido encerrada a 12 de outubro do ano passado.
A pesca da sardinha tinha reaberto este ano a 1 de junho, com limites de captura diários e semanais, depois de ter sido encerrada a 12 de outubro do ano passado.
"Portugal e Espanha concertaram posições para conseguir mais quota, mas isso só pode ser feito depois de uma validação científica", explicou o secretário de Estado das Pescas.
Comissário europeu Virginijus Sinkevicius alertou que, em toda a UE, "os níveis de capturas acidentais são inaceitáveis", podendo levar à "extinção de populações locais de espécies protegidas".
Segundo a autarquia, "esta interdição está em total contradição com o aumento da biomassa da sardinha", que passou das 180 mil toneladas, em 2018, para 223,5 mil toneladas em 2019.
Ministra do Mar esclareceu que Portugal se mantém em interação com Espanha e com a Comissão Europeia “no sentido de consensualizar a regra de exploração”.
O diretor-geral das Pescas da Comissão Europeia considera que esta é a única forma de assegurar a continuidade da pesca ibérica.
A pesca da sardinha foi retomada no dia 3 de junho, depois de ter estado suspensa desde meados de setembro.
Os pescadores portugueses só vão poder regressar ao mar para apanhar sardinha a partir de 3 de junho. Até ao final de julho, o limite de captura para Portugal é de cinco mil toneladas.
Segundo o secretário de Estado das Pescas, Executivo já pagou 1,8 milhões de euros pela suspensão temporária da pesca da sardinha, estando aprovadas as candidaturas de 90 embarcações.
O Governo determinou e aprovou os regimes de apoio à proibição temporária das actividades de pesca da sardinha com recurso a artes de cerco, de acordo com uma portaria publicada hoje em Diário da República.
"O ICES dá um parecer científico com base na informação que tem, mas o que é facto é que muitas vezes peca por excesso", disse aos jornalistas Ana Paula Vitorino.
A possível proibição de pesca deve-se à diminuição do stock verificada nos últimos anos.
Os cientistas recomendam a Portugal e Espanha que suspendam totalmente a pesca de sardinha. Os indicadores apurados dão sinais preocupantes sobre a sustentabilidade da espécie na costa ibérica.
Em 2016, foi recomendada uma paragem completa da pesca da sardinha em Portugal, durante um período mínimo de 15 anos, para que o 'stock' regressasse a níveis considerados aceitáveis.
Diploma entra em vigor na terça-feira, 1 de Maio. Governo interdita a captura, manutenção a bordo e descarga de sardinha.
Em 10 de Janeiro, um despacho da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, interditou a pesca da sardinha até ao final de Abril.