Urbanista

Mulher(es)

Se um homem tem tiques de mulher é frufru, se uma mulher assume a sua masculinidade - que também a tem - é uma machona. Seja lá o que as pseudo-definições querem dizer. Há todo um imaginário que precisa ser desconstruído

10
PCP: 100 anos, 100 factos
06 de marçoRicardo Santos

PCP: 100 anos, 100 factos

É o mais antigo partido político português e um dos sobreviventes entre os partidos comunistas mundiais. Celebra hoje 100 anos de vida, com episódios para todos os gostos: aventura, traição, morte, mudança, resistência, apogeu e declínio. No aniversário de século, escolhemos 100 factos que marcaram o mundo dos comunistas portugueses.

As 100 mulheres mais poderosas do país
03 de marçoSÁBADO

As 100 mulheres mais poderosas do país

Nas vésperas do Dia Internacional da Mulher, publicamos a lista das portuguesas mais influentes em 2021. Elas fazem a diferença todos os dias – e estão a abrir as portas à próxima geração de líderes.

Bastidores: Poder e influência

Esta semana publicamos a lista das 100 mulheres mais poderosas do País. Muitas delas, como Elisa Ferreira, Isabel Alçada, Ana Rita Cavaco ou Leonor Beleza aceitaram falar à SÁBADO: sobre poder, feminismo e as respetivas áreas de influência

A crise da vida quotidiana e outras sequelas da pandemia
23 de fevereiroAna Bela Ferreira

A crise da vida quotidiana e outras sequelas da pandemia

Os efeitos da covid-19 não se limitam aos que a doença provoca em que contrai o vírus. As alterações profundas nas rotinas e na vida social fazem também parte dos efeitos da pandemia.

Gilberto Silva: 'A minha mãe ficou doente e tive de ir para a fábrica'
18 de fevereiroDavid Novo

Gilberto Silva: "A minha mãe ficou doente e tive de ir para a fábrica"

Com 16 anos, para ajudar a família, deixou o futebol e foi trabalhar numa fábrica de caramelos. Ainda voltou a tempo de ser campeão do mundo pelo Brasil e de fazer parte dos Invencíveis do Arsenal. Na véspera do jogo dos londrinos com o Benfica, para a Liga Europa, Gilberto Silva fala à SÁBADO.

Guia completo para ultrapassar os desafios do ensino à distância
16 de fevereiroAna Bela Ferreira

Guia completo para ultrapassar os desafios do ensino à distância

Ordem dos Psicólogos lançou um guia para ajudar as famílias a estudar em tempos de covid-19. Sabendo que a experiência não é nova, alertam para o desafio do cansaço e da motivação. Um dos primeiros passos para que tudo corra bem é avaliar se conseguem fazer tudo o que é proposto e falar com a escola.

Até onde vai Ventura?

Ventura é um abcesso na democracia, sem dúvida, mas numa democracia que também ela está doente. Que caminha para o abstencionismo e a indiferença cívica. E que se resigna com essa caminhada para o abismo.

É agora que vai acabar a Taça da Liga?
19 de janeiroCarlos Torres

É agora que vai acabar a Taça da Liga?

Depois das muitas polémicas com arbitragem ou regulamentos, será que o fim da prova vai ser decretado por um vírus? Com o Benfica a registar 17 infetados no plantel e staff, o que vai acontecer? Será que não é melhor cancelar a Taça da Liga desta época? Ou então passá-la para o próximo verão.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)