
Associações católicas pedem a Marcelo que trave lei da eutanásia
Universidade Católica Portuguesa e a União das Misericórdias Portuguesas criticam deputados e dizem que a eutanásia viola princípio constitucional de que "a vida humana é inviolável".
Universidade Católica Portuguesa e a União das Misericórdias Portuguesas criticam deputados e dizem que a eutanásia viola princípio constitucional de que "a vida humana é inviolável".
"Esta é uma forma de procurarmos, a cada momento, responder às circunstâncias e que as instituições tenham uma liquidez que lhes permita dedicar-se à sua missão", sublinhou Ana Mendes Godinho.
Das 59 mil crianças que podiam ser abrangidas pela gratuitidade das creches, segundo os dados do INE, apenas 30 mil terão vaga numa IPSS. Associação de creches privadas lamenta ter sido excluída da negociação; IPSS reconhecem que haverá falta de vagas.
O acordo estabelece que a gratuitidade inclui "a alimentação, os custos com inscrições e seguros, assim como os custos com períodos de prolongamento do horário de funcionamento".
António Costa deu o pontapé de saída para o debate do Estado da Nação, com anúncios de creches gratuitas, uma nova edição do Simplex e “um novo pacote de medidas para apoiar o rendimento das famílias e a atividade das empresas”.
De acordo com o presidente do CNIS, estes surtos correspondem a 3.892 casos ativos, um número que contrasta com os "oito mil e tal do ano passado em fevereiro".
As instituições ainda têm dúvidas sobre aplicação desta medida aprovada em Parlamento. Governo diz que vai ouvir "organizações representativas do setor social e solidário".
"Promoverei reuniões com todas as forças políticas, com a exceção daquela que disse que não faz sentido consumir tempo de diálogo", afirmou o primeiro-ministro.
Quanto ao ciclo político da nova legislatura, António Costa terá reuniões com Livre, PAN, BE, PCP, IL e PSD.
Segundo os sindicatos, enquanto as IPSS tiveram, entre 2019 e 2021, aumentos de 11% nos apoios financeiros por parte do Estado, "as Instituições estabelecem aumentos dos salários ínfimos, com efeitos só a partir de julho".
Caso um idoso no lar em que trabalham morra devido à covid-19, os funcionários não vacinados podem ser responsabilizados.
A DGS confirmou a existência de seis surtos ativos de covid-19 em lares portugueses. Task force vai acelerar vacinação ainda em falta nos lares.
Em Portugal existem cerca de 3.500 lares, onde vivem aproximadamente 80 mil idosos, uma população "bastante frágil" que foi particularmente afetada pelos efeitos da covid-19, privada de liberdade e de contactos com a família.
"Esta semana não se registaram óbitos. É ainda um relatório preliminar, pode acontecer que ainda se venha a verificar algum óbito, mas estamos perante números espetaculares, quando há cerca de um mês tivemos a lamentar 140 óbitos numa semana", refere Manuel Lemos.
As IPSS tiveram três desafios principais para responder às necessidades dos utentes em tempo de pandemia: dificuldades financeiras (62,6%), falta de recursos humanos e/ou com competências suficientes (35,3%) e a implementação dos planos de contingência e manutenção da capacidade de resposta (33,1%).
Se o Presidente da República promulgar a lei, Portugal será o quarto país na Europa, e o sétimo no mundo, a despenalizar a morte medicamente assistida.