
Montenegro vai virar a página da austeridade
Para Luís Montenegro, os socialistas são os "cristãos novos" das contas certas. Mas há muitas promessas para descolar do trauma da troika.
Para Luís Montenegro, os socialistas são os "cristãos novos" das contas certas. Mas há muitas promessas para descolar do trauma da troika.
Luís Montenegro fez um discurso a dois tempos: um para dentro do PSD, outro para o país. No primeiro acenou com o risco do "gonçalvismo" de Pedro Nuno Santos, no segundo mostrou-se "moderado".
PiS terá vencido as eleições com 36,8% dos votos, segundo as projeções, mas o líder da oposição reclama vitória.
No livro "Lenine Foi à Lua", Michel Eltchaninoff liga Elon Musk a Putin. O que os une? A admiração pelos cosmistas russos, que viram na exploração planetária o caminho para uma nova humanidade.
A ignorância do jovem e a consequente fúria do realizador, Moretti a fazer de si próprio, são o simbolismo de um tempo perdido para a esquerda. Perdeu ideias, programa, ação. Tornou-se meramente possibilista. Transformou-se numa bolha de conversa com mera existência mediática, como acontece em Portugal, onde acabou em tragédia bíblica a frágil experiência de união que foi a geringonça.
As mais importantes e duras eleições legislativas na Europa em 2023 opõem os nacionalistas-conservadores do PiS, à procura de um inédito terceiro mandato, a toda a oposição. Toda? Não: a extrema-direita ainda pode ser decisiva.
A editora do neonazi João Martins começou a traduzir obras do ideólogo russo de Vladimir Putin. Um antigo candidato do PNR e colaborador da editora estreitou ligações com o movimento extremista brasileiro Nova Resistência, a maior máquina de propaganda duginista em português.
Onze romances, uma peça de teatro e ensaios como o recém-publicado em Portugal "Um Ocidente Sequestrado" - no qual escreveu sobre a Rússia como negação radical do Ocidente - foi o legado deixado por Kundera.
Ciclicamente, coloca-se o problema de saber o custo exato da vida política oficial, paga com o dinheiro dos contribuintes. Por trás dos raids a Rui Rio, estão as questões.
São muitas as propostas culturais que temos para si, em vários pontos do País: desde concertos de Andrea Bocelli em Lisboa e de Duda Beat em Braga até teatro e jazz.
Não há nenhum argumento sério para não considerar Putin e a Rússia culpados e os principais fautores de um ataque à paz, não provocado, não justificado, criminoso.
Nobel da Paz, senhor de muitas guerras, tornou-se uma das figuras icónicas, e controversas, do século XX. Criminoso de guerra ou herói da guerra fria? Completa um século este 27 de maio de 2023.
O que disse Cavaco Silva para horrorizar os camaradas? Nada de especial: teceu críticas severas, mas perfeitamente legítimas, ao Governo em funções. E o pedido de demissão, que levou socialistas ilustres à demência, foi até brando pelos padrões do Largo do Rato.
"Infunde no coração dos homens e dos dirigentes das nações o desejo de construir a paz, de dar às jovens gerações um futuro de esperança, não de guerra", apelou.
Vladimir Kara-Murza, filho e neto de historiadores e jornalistas, sempre foi educado a pensar pela sua cabeça. Depois de condenado por um tribunal russo a 25 anos de prisão, deixou uma mensagem: “A Rússia será livre. Digam a toda a gente.”
Lula da Silva tomou posse a 1 de janeiro, juntamente com 37 ministros, um número recorde, e nesse mesmo dia assinou 11 decretos e três medidas provisórias: iniciou a política de controlo de armas, o restabeleceu medidas de combate ao desmatamento na Amazónia e assinou ainda a medida provisória que recria o Bolsa Família.