
COP28. Novo rascunho de acordo não inclui eliminação dos combustíveis fósseis
A presidência da COP28 no Dubai, liderada pelo sultão al-Jaber, considera o texto "um enorme passo em frente". Vários países querem mais.
A presidência da COP28 no Dubai, liderada pelo sultão al-Jaber, considera o texto "um enorme passo em frente". Vários países querem mais.
Já a Organização dos Países Exportadores de Petróleo disse que não se opunha a um texto que mencionasse a redução ou o fim dos combustíveis fósseis, desde que não seja estipulado um prazo, porque isso seria irrealista.
As emissões de dióxido de carbono (CO2) provenientes dos combustíveis fósseis, principal fonte do efeito estufa global que provoca a crise climática, deverão ter atingindo 36,8 mil milhões de toneladas no final de 2023.
Ahmed Al Jaber terá afirmado num evento a 21 de novembro: "Não existe nenhuma ciência, ou nenhum cenário, que diga que a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis nos vai manter nos 1,5 graus Celsius".
Coletivo esclarece que a ação teve por objetivo "denunciar a centralidade da empresa na economia fóssil portuguesa".
Em vez de serem recicladas ou reutilizadas, as peças percorrem até 10 mil km e muitas acabam em aterros. A ONG alerta: o problema está a aumentar.
"Os sinais vitais da Terra estão a falhar: emissões recorde, incêndios ferozes, secas mortais e o ano mais quente de sempre. Estamos a milhas dos objetivos do Acordo de Paris", lamentou secretário-geral da ONU.
Arranca no Dubai, no dia 30, a COP28. Será um desfile de ambientalistas, líderes mundiais, indígenas e milionários. Para uns é "um evento de fachada", para outros uma oportunidade única de negociação.
Das 24 manifestantes, 11 jovens passaram a noite na esquadra e estava previsto serem presentes hoje, pelas 10h00, a um juiz.
"O projeto de transferência de responsabilidades pela ação climática dos países desenvolvidos para os países em desenvolvimento está a ser bem sucedido, temos de ter consciência desse facto", afirmou Brian Mantlana.
A COP28 vai decorrer entre 30 de novembro e 12 de dezembro no Dubai, numa altura em que o planeta caminha para um aquecimento de 2,5°C a 2,9°C até ao final do século.
O que vale a pena comprar nas promoções da Black Friday? E que formas de comprar são mais benéficas? A SÁBADO dá algumas respostas.
Passou do jornalismo à realização de documentários, usando parapentes para filmar entre montanhas. Deixa o alerta: "Não podemos esperar poluir este planeta e, ao mesmo tempo, contar com ele para nos fornecer alimentos saudáveis, água potável e oxigénio limpo para respirar. É uma coisa ou outra."
A conclusão é de um relatório do World Resources Institute, que analisou o estado da ação climática em 2023. Ritmo de venda de carros elétricos é o único indicador satisfatório.
Cinco estudantes, utilizando tubos e cola, bloquearam a entrada principal. Reivindicam o fim do uso de combustíveis fósseis até 2030.
Ocorrência contribuiu para o aumento da temperatura global e para o surgimento de fenómenos meteorológicos extremos.