
Papa Francisco teve alta do hospital. "Ainda estou vivo"
Francisco esteve três dias internado com uma bronquite. Amanhã vai participar na missa de Domingo de Ramos, no Vaticano.
Francisco esteve três dias internado com uma bronquite. Amanhã vai participar na missa de Domingo de Ramos, no Vaticano.
Esteve no furacão dos abusos sexuais na Igreja, na luta contra o preservativo e o aborto, e escândalos de corrupção e nepotismo abalaram o fim do seu ministério. O seu secretário pessoal diz que foi tudo obra do diabo.
Estado português estará representado nas cerimónias pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pela ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro.
Este domingo, na oração do Angelus, o Papa Francisco questionou os milhares de fieis que se encontravam no Vaticano se "sabemos ser intercessores pelos outros, isto é, sabemos rezar por eles e abençoar suas vidas?"
Quatro deles têm mais de 80 anos. Portugal está representado no colégio cardinalício por três pessoas.
"O Natal fica incompleto se cada um de nós não puder ver com os seus próprios olhos e não puder tocar o mistério de Deus", disse o cardeal.
O cardeal sublinhou que a "consciência ecológica" está cada vez mais na ordem do dia e realçou a importância de não se considerar a natureza como algo separado dos seres humanos.
A Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira foi criada há 40 anos para "galardoar as entidades singulares ou coletivas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, em vida ou a título póstumo".
Francisca Van Dunem esteve na cerimónia de criação do cardeal em representação do Governo português e destacou a existência de cinco portugueses no Colégio Cardinalício.
O arquivista e bibliotecário do Vaticano tornou-se este sábado no 46.º cardeal português da história, em cerimónia na Basílica de São Pedro presidida pelo Papa Francisco.
O bispo foi investido cardeal numa cerimónia no Vaticano, tornando-se no sexto cardeal português deste século e no 46.º da História, a quem foi atribuída a igreja de São Jerónimo da Caridade, em Roma.
Tolentino Mendonça, de 53 anos, torna-se no sábado no sexto cardeal português deste século e o segundo mais novo no Colégio Cardinalício, que tem por missão aconselhar o Papa.
"Uma beleza que nos pertence" é a mais recente obra do poeta, sacerdote e professor. É uma coleção de aforismos.
O Presidente da República requereu autorização à Assembleia da República para se deslocar até Roma entre 4 e 6 de outubro para assistir à cerimónia do novo cardeal português.
Futuro cardeal diz que a sua missão é "colaborar" com o Papa Francisco.
António Costa classificou o português como "um dos mais qualificados vultos da Igreja".