O caldeirão da violência francesa
João Carlos Barradas

O caldeirão da violência francesa

Os ataques seletivos a vários políticos, inclusive descendentes de emigrantes africanos, são só mais um dos episódios da nova onda de violência que visa várias cidades de França. O que levou a tudo isto é mais profundo do que a morte de um adolescente.

França: Macron e a 'canalha'
João Carlos Barradas

França: Macron e a "canalha"

A declaração do estado de emergência é inevitável se as autoridades francesas não conseguirem evitar o agravamento e alastramento dos motins e do vandalismo este fim-de-semana. A análise de João Carlos Barradas.

Emmanuel Macron sobrevive a moções de censura
Débora Calheiros Lourenço

Emmanuel Macron sobrevive a moções de censura

Uma vez que nenhuma das moções foi aprovada pela Assembleia, a revisão da lei das aposentações foi considerada definitivamente aprovada pelo que é esperado que Emmanuel Macron se pronuncie nos próximos dias.

A lagartixa e o jacaré

Guerra

Talvez o melhor exemplo de uma ultrapassagem política no terreno das lutas sociais seja a acção do STOP, que deixou a Fenprof a correr atrás de milhares de professores muito mais dispostos à acção do que nos últimos anos.

Instantâneos ou quase (84)

Há um grupo de malta das cartas abertas. Dizem-se combatentes da liberdade, mas querem acabar com ela. Seja por causa das comendas a Spínola ou outra coisa qualquer. São os Louçã, Rosas, Loff, Boaventura desta vida.

Será que a guerra vai trazer o diabo para Portugal?
Margarida Davim

Será que a guerra vai trazer o diabo para Portugal?

O BCE vai reduzir a compra de dívida pública, as taxas de juro devem subir e a inflação está a disparar. Será esta uma tempestade perfeita para Portugal? Os economistas dizem que “o diabo ainda não vem aí”. Mas há riscos.

A lagartixa e o jacaré

O abastardamento da palavra liberdade

Apoiados numa série de falsas informações e teorias da conspiração, os negacionistas consideram que se vive numa “tirania”, numa ditadura sanitária em que as liberdades estão postas em causa e em que um plano mundial de controlo com objectivos políticos está em curso com o pretexto de uma doença irrelevante, a pandemia da Covid.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana