
Pesca da sardinha proibida a partir de sábado @Model.HTag>
A pesca da sardinha tinha reaberto este ano a 1 de junho, com limites de captura diários e semanais, depois de ter sido encerrada a 12 de outubro do ano passado.
A pesca da sardinha tinha reaberto este ano a 1 de junho, com limites de captura diários e semanais, depois de ter sido encerrada a 12 de outubro do ano passado.
Organizações Não Governamentais de Ambiente apelou aos governantes europeus para que estabeleçam limites de pesca e minimizem os impactos da atividade no mar profundo.
Imagens mostram uma coluna de lava e fumo provenientes de Agung, na Indonésia.
Os pescadores portugueses só vão poder regressar ao mar para apanhar sardinha a partir de 3 de junho. Até ao final de julho, o limite de captura para Portugal é de cinco mil toneladas.
Diploma entra em vigor na terça-feira, 1 de Maio. Governo interdita a captura, manutenção a bordo e descarga de sardinha.
Pescadores estavam confiantes de que poderiam iniciar a atividade a partir desta segunda-feira.
Em 29 de Novembro de 2017, o Governo proibiu temporariamente a captura de sardinha com artes do cerco e durante a reprodução da espécie.
Em causa estão pagamentos na ordem dos 960 euros, sendo o custo total estimado em três milhões de euros.
No despacho, publicado esta quarta-feira, a ministra do Mar lembra que a sardinha é um recurso de "interesse estratégico" para a pesca portuguesa, para a indústria conserveira e para as exportações de produtos da pesca e do mar.
Despacho da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, entra quinta-feira em vigor.
A quota portuguesa para o período que vigora entre hoje e 31 de Dezembro acresce às 6.800 toneladas que estavam autorizadas até 31 de Julho em Portugal
Ministra quer manter a mesma quota do ano passado.