
Presidente da República, CEMGFA e CEME marcam presença no funeral de Marcelino da Mata @Model.HTag>
Marcelino da Mata morreu no Hospital Amadora-Sintra, aos 80 anos, vítima de covid-19, e o funeral realizou-se no cemitério de Queluz.
Marcelino da Mata morreu no Hospital Amadora-Sintra, aos 80 anos, vítima de covid-19, e o funeral realizou-se no cemitério de Queluz.
Na morte de Marcelino da Mata regressa o seu mito mas também a memória dos comandos africanos deixados a morrer em Bissau, às mãos do PAIGC. Uma página de ignomínia na história portuguesa contemporânea, que permanece como uma ferida aberta, a que mais facilmente podemos chamar crime de guerra do que a qualquer operação dos comandos africanos feitas no teatro de um conflito que representou, mais do que qualquer outro, o estertor do império colonial português.
O chefe do Estado-Maior disse que as treze pessoas foram encontradas com balas na cabeça numa caverna iraquiana, a cerca de 30 quilómetros da fronteira com a Turquia.
De acordo com o primeiro-ministro, além do Presidente da República e dee Ferro Rodrigues, "têm sido já [vaciandos] membros do Governo e deputados".
Saímos da emergência para a resolução, e desta outra vez para a emergência. Depois de um ano de tortura, todos esperam um verdadeiro governo de salvação nacional. Planeado em S. Bento ou planeado em Belém. Sem drama
O presidente russo foi montando as peças que lhe permitem hoje controlar, vigiar, prender, exilar ou ilegalizar o que quer e quem quer. Da polícia às leis, o aparelho de opressão tornou-se mais pesado nos últimos anos, e sobretudo meses. Até às eleições de setembro, "a repressão vai piorar", acredita José Milhazes.
É o novo líder da task force responsável por vacinar 7,5 milhões de portugueses. Uma tarefa dura para um militar da marinha que promete “apertar as malhas e o controlo”.
Na presença do primeiro-ministro, António Costa, da ministra da Saúde, Marta Temido, do chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, almirante António Mendes Calado, o Presidente da República expressou depois "orgulho e gratidão" pela atuação das estruturas militares no combate à covid-19.
O atual período de estado de emergência para permitir medidas de contenção da covid-19 termina às 23:59 do próximo sábado, 30 de janeiro.
Decisão do novo presidente dos EUA anula a proibição de Trump, anunciada numa mensagem na sua conta da rede social Twitter durante o seu primeiro ano de mandato.
Portugal elege este domingo o 20.º Presidente da República e o sexto em democracia. Concorrem às eleições sete candidatos e já todos votaram.
Mais de 10 milhões de eleitores residentes em território nacional e no estrangeiro são chamados a votar nas eleições deste domingo. As urnas já abriram.
As assembleias de voto para as eleições presidenciais abriram às 08h00 em Portugal Continental e na Madeira, encerrando às 19h00.
Chefe do Estado francês, que está em isolamento na residência oficial de La Lanterne devido à covid-19, falou sobre "as próximas etapas de discussão" para encontrar uma saída para o conflito.
João Gomes Cravinho considerou "fundamental" o sucesso das missões militares das Nações Unidas e da União Europeia no Mali.
Navio português está há três anos em São Tomé e Príncipe, onde vigia e fiscaliza os espaços marítimos, e já foi reconhecido pela China. Ministro da Defesa elogiou a tripulação do navio patrulha.