
Quem são os outros veteranos do grupo Wagner que morreram com Prigozhin?
Dmitry Utkin e Valery Chekalov foram confirmados na lista de passageiros do Embraer que se despenhou na região de Tver.
Dmitry Utkin e Valery Chekalov foram confirmados na lista de passageiros do Embraer que se despenhou na região de Tver.
A jornalista terá sido atacada por homens armados que a impediram de chegar ao aeroporto.
O Grupo Wagner é o maior exército privado russo, mas não é o único: há pelo menos mais uma dúzia de froças paramilitares, do Patriot ao Potok da Gazprom, passando pelo Convoy. Vladimir Putin, que incentivou o modelo, quer agora mais controlo sobre os mercenários.
Não há nenhum argumento sério para não considerar Putin e a Rússia culpados e os principais fautores de um ataque à paz, não provocado, não justificado, criminoso.
No país prevalece a doutrina de que a Pátria está sob ameaça, cerceada na justa ambição de salvaguardar valores russos na luta contra ocidentais apostados na destruição da ideia de família fiel ao Estado e seus valores.
Chefe do Estado Maior das Forças Armadas há uma década, Valery Gerasimov vai agora comandar as tropas destacadas na "operação militar especial" na Ucrânia. Com o arrastar de um conflito que a Rússia esperava que fosse curto, sucedem-se as mudanças na cadeia de comando.
Descubra as novidades de várias editoras.
Jornalista de investigação premiado, trabalhou na BBC, no jornal Observer, confrontou Trump, Putin e a Igreja da Cientologia. O britânico lançou o seu 13º livro sobre o “serial killer” do Kremlin.
Surovikin, de 55 anos, é um veterano da guerra civil no Tajiquistão na década de 1990, da segunda guerra na Chechênia na década de 2000 e da intervenção russa na Síria lançada em 2015.
As “armas letais vertidas em ampolas”, que servem para eliminar os inconvenientes, estão no centro da trama de O Veneno Perfeito, de Sergei Lebedev.
Ao longo da história, as tropas russas e soviéticas somaram grandes vitórias, mas também numerosas derrotas. O mito da “invencibilidade militar” de Moscovo tem pernas curtas.
Ruslan Edelgeriyev representa a Rússia na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas. Ficou na penúltima fila e, no evento, garantiu que o país quer a neutralidade carbónica até 2060.
Os refugiados são forçados a passar pelo sistema que os russos usaram após a II Guerra Mundial e na Chechénia: são “filtrados”. O destino de quem não passa é uma incógnita.
Moscovo está a deter centenas de milhares de ucranianos "para prevenir que se infiltrem na Rússia".
Mariupol tem sido uma das cidades mais atacadas desde o início da invasão russa. Natalia Usmanova foi uma das civis que estava abrigada na fábrica Azovstal a conseguir sair de autocarro. Já as irmãs Vera e Nicole fugiram de Mariupol a pé.
Convencido de que foi escolhido para salvar o país das ameaças estrangeiras e lhe devolver a grandeza perdida, Putin estabeleceu como verdade histórica indiscutível a ideia de que a Rússia foi o principal obreiro da vitória de 1945.