
Covid-19: Merkel admite passaporte de vacinação europeu “até ao verão” @Model.HTag>
Todos os países da União concordam com sistema que permita compatibilizar os diversos passaportes de vacinação que estão a ser elaborados pelos 27 Estados-membros.
Todos os países da União concordam com sistema que permita compatibilizar os diversos passaportes de vacinação que estão a ser elaborados pelos 27 Estados-membros.
"Estamos a fazer todos os possíveis para que as creches e as escolas sejam as primeiras a reabrir. Para devolver às crianças uma parte da rotina diária e para diminuir a pressão sobre as famílias", assegurou a chanceler na sua habitual vídeo mensagem dos sábados.
Taxa de infeção naquele país estabilizou-se nos últimos dias, o que pode significar que as restrições em vigor estão a ser eficazes na redução dos contágios.
No total, a Alemanha soma 2.040.659 doentes infetados pelo novo coronavírus, dos quais 46.633 morreram (2,3%) e 1.691.700 recuperaram da doença.
Apesar da redução de novos infetados (18.678 em 24 horas), o número de mortes continua alto, com 980 desde sexta-feira.
Em 8 de janeiro a rede social suspendeu de forma permanente a conta de Donald Trump, citando os riscos de "nova incitação" à violência. Presidente cessante dos EUA tinha 88 milhões de seguidores.
Com o número de casos a disparar, os governos adotam medidas mais restritivas para tentar travar a propagação da covid-19. Os portugueses preparam-se para um novo confinamento já a partir desta quinta-feira.
"Se não conseguirmos parar este vírus britânico, então na Páscoa teremos um número de casos 10 vezes superior. Precisamos por isso de mais oito a 10 semanas de medidas duras", disse Merkel.
O movimento alimenta um conjunto de teorias da conspiração, incluindo a de que Trump combate secretamente uma seita mundial composta por pedófilos satânicos.
O número máximo de infeções foi registado no dia 18 de dezembro com 33.777, enquanto na última sexta-feira foi registado um novo recorde de mortes, com 1.188 vítimas.
O número de casos positivos desde o início da pandemia no país é de 1.835.038, com 37.607 mortes.
A chanceler alemã, Angela Merkel, e os líderes regionais, responsáveis pela implementação das medidas, deverão reunir-se a 5 de janeiro para avaliar a situação.
A presidente da Comissão Europeia disse estar "ansiosa" por trabalhar com o primeiro-ministro ao longo da presidência do Conselho da UE, que Portugal assumiu hoje.
O Governo federal já indicou que pretende prolongar as atuais restrições drásticas além da data inicialmente prevista, 10 de janeiro.
Chefe do Estado francês, que está em isolamento na residência oficial de La Lanterne devido à covid-19, falou sobre "as próximas etapas de discussão" para encontrar uma saída para o conflito.
O país junta-se a outros países europeus que decidiram limitar as suas ligações após as autoridades britânicas terem anunciado a deteção duma nova variante do coronavírus.