Como sobreviver aos efeitos mentais da pandemia
10 de fevereiroLeonor Riso

Como sobreviver aos efeitos mentais da pandemia

Ansiedade, depressão, exaustão, falta de sono e esgotamento. A pandemia aumentou os riscos da saúde mental dos portugueses. Treze especialistas explicam à SÁBADO o que pode fazer para enfrentar os males mais comuns e recuperar a autonomia e a autoestima.

08 de março de 2019Negócios

O efeito Pinóquio no governo

A fábula de Pinóquio está cheia de ensinamentos políticos nestes tempos das "fake news". Sonhei que Marcelo era o carpinteiro Gepetto, que Costa era Pinóquio e que o papel de Grilo falante estava reservado para José Magalhães.

5
Afonso de Albuquerque: “Aprendi o suficiente com a loucura para não ter medo dela”
28 de outubro de 2018Raquel Lito

Afonso de Albuquerque: “Aprendi o suficiente com a loucura para não ter medo dela”

Tem quatro filhos de três casamentos, seis netos e uma actividade profissional ainda mais preenchida: aos 83 anos faz 50 de carreira, não pensa retirar-se da clínica e quer escrever um livro sobre psicopatia. O psiquiatra conta a sua história num tom sereno e revela o percurso revolucionário que o levou duas vezes à prisão antes do 25 de Abril.

“Os exercícios lógicos abrem caminhos no nosso cérebro”
19 de julho de 2017Dina Arsénio com Vanda Marques

“Os exercícios lógicos abrem caminhos no nosso cérebro”

Ingressou, em 1988, no Internato Complementar de Psiquiatria, no antigo Hospital Miguel Bombarda, e há 24 anos concluiu a especialidade de Psiquiatria. Agora, com 59 anos, é psiquiatra e cria charadas com outros autores. Para a SÁBADO, por exemplo

Bastidores: Três anos de revelações
12 de julho de 2017João Carlos Silva

Bastidores: Três anos de revelações

Em Vilar Formoso, descendentes de refugiados judeus pisaram os locais por onde passaram os pais – e não só: o grupo também incluía uma mulher de 93 anos que ali estivera, em 1940, quando era uma adolescente de 16 anos

29 de setembro de 2011CM

Psiquiatras recusam fazer urgências no Hospital Santa Maria

Os médicos do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) recusam-se a fazer urgência quando esta for transferida do Hospital Curry Cabral para o Santa Maria, alegando que "não estão criadas as condições mínimas de atendimento" destes doentes naquela instituição.

10 de maio de 2011CM

Doentes mentais com unidade remodelada

Cerca de 300 doentes mentais são assistidos pelos profissionais de saúde do Núcleo de Intervenção Comunitária de Saúde Mental do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, nos Olivais.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)