
Descida ao caos das urgências dos hospitais @Model.HTag>
Doentes a agonizar em macas de ambulâncias, ou de pé – e ao frio. Profissionais de saúde falam de "catástrofe". Veja como.
Doentes a agonizar em macas de ambulâncias, ou de pé – e ao frio. Profissionais de saúde falam de "catástrofe". Veja como.
Os diretores escolares esclareceram que essa decisão depende de um parecer da entidade de saúde pública local e da confirmação por parte dos serviços do Ministério da Educação.
Apesar de não divulgar dados do número de infetados nas escolas do concelho, o presidente da autarquia adiantou que estão em isolamento 49 das 503 turmas existentes no município.
António Lacerda Sales assegurou que não há planos para contratar profissionais a outros países, nem a transferência de doentes.
O surto contabiliza um total de 157 casos confirmados, dos quais 134 estão ativos, 12 recuperaram e 11 morreram, de acordo com o boletim.
No hospital, registou-se um surto de covid-19 que fez pelo menos 142 infetados. Além disso, registam-se surtos em lares da região.
Já existe um processo de averiguações no Centro Hospitalar do Oeste. Registou-se uma demora de três horas.
O número de internamentos reflete "um aumento de cerca de 40% no número de doentes covid" assistidos desde o final do ano de 2020.
No início da semana, hospital tinha 63 internados em enfermaria e apenas previstas 62 camas. Nas unidades de cuidados intensivos já só existe uma cama disponível.
O surto no Lar Palácio D'El Rei, que infetou 34 utentes e nove funcionários, foi detetado no início da semana, quando algumas pessoas manifestaram sintomas.
Centro Hospitalar do Oeste chegou a atingir o limite na quinta-feira. Hoje há já duas vagas.
A maior parte das juntas médicas estão a funcionar na Administração Regional de Saúde do Norte (36), enquanto na ARS de Lisboa e Vale do Tejo estão 21, quatro no Algarve e cinco no Alentejo.
Metade das vagas abertas pelo Ministério da Saúde são na região de Lisboa e Vale do Tejo - 216 -, 86 no Norte, 64 no Centro, 34 no Alentejo e 35 no Algarve.
Dirigente sindical afirma que existem enfermeiros com mais de 20 anos de exercício a receber "exatamente o mesmo salário dos colegas que terminam o seu primeiro mês de trabalho".
Os profissionais infetados pela covid-19 continuam a ser nove e são todos da urgência.
Há 14 doentes e nove profissionais de saúde infetados com o novo coronavírus, segundo a presidente do hospital.