
Covid-19. Marta Temido defende criação de "União Europeia da Saúde" @Model.HTag>
Ministra da Saúde defende uma "participação determinada" na construção do projeto, afirmando a necessidade de uma resposta europeia concertada à pandemia da covid-19.
Ministra da Saúde defende uma "participação determinada" na construção do projeto, afirmando a necessidade de uma resposta europeia concertada à pandemia da covid-19.
O Instituto Gulbenkian de Ciência está a conduzir um estudo para avaliar a efetividade da vacina contra a Covid19. Carlos Penha-Gonçalves, um dos investigadores principais, está otimista e acredita que a proteção será semelhante à conferida pela infeção.
Alemanha, Áustria e França já começaram a recomendar o uso de duas máscaras quando não está garantido o distanciamento social. Por cá, ainda não há alterações oficiais às recomendações, mas Rui Nogueira, especialista em medicina geral e familiar, diz que devia ser recomendado até usar dentro de casa.
"Ou muito rapidamente se consegue inverter a tendência ou isto vai acabar muito mal", afirma Jaime Nina, que lamenta que a principal medida tenha sido o confinamento.
Com a atualização, portugueses emigrantes que vão passar o Natal em Portugal não necessitam de dias de quarentena à chegada à Suíça. Medida entra em vigor já este sábado.
Aplicação Re-open EU vai fornecer informação acerca da situação pandémica na União Europeia e clarificar os utilizadores sobre os requisitos de testes e de quarentena em vigor.
Decisão das autoridades suíças obriga a quarentena no regresso. Petição a pedir a retirada de Portugal da lista já tem mais de 11 mil assinaturas.
Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos pede transparência, equidade e fundamentação na vacinação contra o novo coronavírus e diz estar disponível para fazer parte da proposta.
"Alguns países que iniciaram o crescimento desta segunda vaga mais cedo e que adotaram medidas de contenção mais cedo, estão já a conseguir antecipar um pouco melhor o que vai ser o mês de dezembro", admitiu.
O primeiro caso, as primeiras mortes, a indecisão sobre a utilização de máscaras, o marco do milhão de mortos e a esperança sob a forma de uma vacina. Há um ano, foi detetado o primeiro caso.
No primeiro surto da doença, entre março e maio, Portugal foi dos países que registaram uma menor incidência de mortes. A situação inverteu-se e o país fica mal na fotografia ao lado de oito Estados europeus.
Os ajuntamentos ficam limitados a 10 pessoas (o máximo era, até agora, de 50), enquanto se recomenda, também, restringir o máximo possível toda a atividade social.
País regista uma incidência de 101,7 casos por cada 100.000 habitantes nos últimos 14 dias. Restaurantes e bares são atingidos por novas restrições.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou hoje Portugal num grupo de Estados com "tendência preocupante" de casos de covid-19, mas com "risco moderado".
A Suécia tem verificado menos casos que maior parte dos restantes países, mas números do início ainda a deixam com a quinta taxa de letalidade mais alta da Europa. O virologista Pedro Simas diz que é muito cedo para dizer que situação sueca não vai piorar.
Portugal passa a ser considerado um "destino seguro" para os turistas ingleses