
De Paul Auster e Marlon James a Louise Glück: os romances que estão para chegar
Na ficção, há muito para ler, da literatura nacional e estrangeira. Cruzámos novidades em perspetiva para esta rentrée e deixamos-lhe as nossas sugestões.
Na ficção, há muito para ler, da literatura nacional e estrangeira. Cruzámos novidades em perspetiva para esta rentrée e deixamos-lhe as nossas sugestões.
Seis dos 22 descendentes vivos de Eça de Queiroz entregaram esta terça-feira uma providência cautelar para impedir a trasladação do corpo do escritor para o Panteão Nacional, marcada para dia 27.
O espetáculo de Duncan Macmillan, interpretado pelo ator português, chega a Angola depois de ser apresentado 150 vezes em Portugal, para cerca de 30.000 espectadores.
O crítico de música Filipe Lamelas encontrou dez singles que lideraram a "tabela nacional de vendas" este verão e passou-os a pente fino. Há funk, "Preço Certo", "Maria Joana", hip-hop e reggaeton regado a trap latino.
Fernando Alves é um pescador de estórias e de poesia, é um perscrutador da nossa história. Que maravilha a sua caminhada radiofónica, um esplendor de sons e palavras, de encontros e descobertas.
Percorremos seis concelhos da Beira Baixa para abrir o apetite para as suas próximas férias em Portugal. Natureza, Património, História e Gastronomia num território que encontra sempre forma de nos surpreender.
Quarenta anos depois, o Festival de Almada ainda é um local de diálogo e de dúvida. Assim acredita Rodrigo Francisco, diretor artístico do certame, que de 4 a 18 de julho une as duas margens do Tejo em palco.
A África do Sul onde Marcelo Rebelo de Sousa, o submarino “Arpão” e o NPO Setúbal ancoraram, é um país de grandes esperanças, e enormes problemas. Onde reside parte do mistério português.
Em causa está a polémica em torno dos cartazes exibidos durante um protesto de professores que aproveitaram o 10 de Junho para se manifestarem no Peso da Régua e que António Costa considerou "um pouco racistas".
Tinha apenas 14 anos quando escolheu ser membro do Opus Dei. Tem fama de bom ouvinte e comunicador. O padre Gonçalo Abreu Rocha, benfiquista ferrenho, chefia agora a Obra em Portugal.
"A FENPROF demarca-se daquelas imagens, considerando que para se exigir respeito é necessário saber respeitar. Se a lutar também se está a ensinar, não se podem usar como armas o insulto e populismo. Imagens como as que foram exibidas não dignificam os professores e a sua justa luta", afirmou a estrutura sindical em comunicado enviado às redações.
Após ter terminado a cerimónia militar, António Costa percorreu a pé o trajeto desde a avenida do Douro até ao local escolhido para o almoço, tendo sido sempre seguido por muitos docentes que gritavam, entre outras palavras de ordem "respeito".
Acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, João Galamba chegou ao local onde decorre a cerimónia militar, na Avenida do Douro, por volta das 10:35.
O chefe de Estado português utilizou este discurso para falar sobre a questão da migração, do valor dos portuguesas no mundo e para reforçar que o país não pode desistir de ter "mais riqueza, mais igualdade, mais coesão".
Evasões (JN/DN) pode ter vendido, por €20 mil, o tema de capa da revista à câmara de Caminha presidida por Miguel Alves. Autarquia garante ter cumprido "todos os procedimentos legais".