
As amizades africanas de Putin @Model.HTag>
Proximidades soviéticas de ontem e interesses económicos de hoje explicam a ausência de condenação da Rússia, mesmo entre os países lusófonos.
Proximidades soviéticas de ontem e interesses económicos de hoje explicam a ausência de condenação da Rússia, mesmo entre os países lusófonos.
Aos 28 anos, tem um filho de 6 meses de um dos rebeldes, nascido devido a anos de abusos sexuais em Mocímboa da Praia.
Começou como um revolucionário de esquerda, depois afirmou-se enquanto jornalista e repórter de guerra e, mais tarde, passou para o entretenimento. Terminou a carreira no setor imobiliário. Artur Albarran, morreu esta terça-feira, aos 69 anos.
É uma lista provisória, não segue por ordem de importância ou de alfabeto, não é só interna nem só externa, e reflete problemas visíveis e invisíveis.
Filme baseia-se em eventos reais de operações do Grupo Wagner contra milícias islamitas no norte de Moçambique em 2019. Estreou esta semana na Rússia.
O Presidente moçambicano, afirmou que o "terrorismo e o extremismo violento afetaram brutalmente alguns distritos", mas que a ofensiva militar em curso está a permitir o regresso gradual à normalidade. Analista discorda.
A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas é aterrorizada desde outubro de 2017 por rebeldes armados, sendo alguns reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.
Em Moçambique, há “luzes de alerta acesas, no vermelho mesmo”, face à erosão da moral pública e à subversão do direito, avisa o romancista e historiador moçambicano.
O exército ruandês de Paul Kagame trouxe paz ao Norte do país a braços com as milícias islamistas. Mas mais abaixo, em Maputo, há dissidentes ruandeses desaparecidos ou assassinados a tiro no meio da rua, em emboscadas de filme.
O ex-primeiro ministro britânico Tony Blair diz que a saída internacional do Afeganistão foi o maior erro da história recente, motiva- do por campanhas acéfalas e estribilhos imbecis. Mas terá mesmo sido assim?
A nova Lei de Bases e Organização das Forças Armadas, que o PR promulga agora, depois de atenuada “uma ou outra faceta mais controversa”, não agrada a todos. Mas devia. Sobretudo aos que querem militares eficazes e operacionais.
Mais de 336.000 crianças foram deslocadas devido ao conflito em Cabo Delgado, que continua a deteriorar-se na província do norte de Moçambique.
Sou benfiquista desde que me conheço. Só me interessa mesmo a bola. O jogo. A magia. A tragédia. A glória no relvado. Mas agora é preciso denunciar a vergonha. E não pactuar com meias-tintas.
Não há um único dia que a deixe esquecida, à guitarra. Aprendeu a cuidar dela com o pai, estudou-a enquanto a mãe cantarolava Amália, acompanhou os grandes do fado. Com ela correu o mundo. Aos 83 anos, prepara um disco com os seus derradeiros trinados.
Histórias de faca e alguidar entre políticos, dislates sobre a saúde pública, cegueira face ao futebol, transformação do 25 de Abril em ministério e uma morte. O que detestei nos últimos dias.
Interesses, carros, festas ostentosas: mulher e filhos do chefe de Estado agora são "empresários" de sucesso.