Os brasileiros que denunciam a xenofobia
Raquel Lito

Os brasileiros que denunciam a xenofobia

Ouvem insultos no trânsito, são agredidos em lojas e discriminados na habitação. Conheça seis testemunhos de quem se sente vítima de preconceitos em Portugal.

Miúdos: agora parar de ler é que vai ser difícil
Vanda Marques

Miúdos: agora parar de ler é que vai ser difícil

Um polícia metade homem, metade cão, MacGyvers juvenis que resolvem crimes e unicórnios como melhores amigos: a literatura infantojuvenil está cada vez mais original. Temos 20 sugestões para o Natal.

Talvez crónica

Um breve instante

Há silêncios que causam mais barulho do que o ruído todo que se está a impor à nossa volta. As manhãs de Natal, ainda antes de se juntar a família toda, quando ainda se avança devagar no dia e se antecipa o que aí vem. A meia-noite do nosso dia de anos, quando parece que ainda ninguém descobriu que já somos um ano mais velhos.

Os perigos dos novos medicamentos para emagrecer
Lucília Galha

Os perigos dos novos medicamentos para emagrecer

São muito eficazes, mas têm dois custos. Um é o preço, os injetáveis são caros e não estão comparticipados. Outro são os efeitos secundários. Há pessoas que abandonam a medicação porque passam dias inteiros maldispostas ou a vomitar. Há quem não consiga levantar-se da cama por causa das tonturas e até relatos de pensamentos suicidas associados à toma. Estes fármacos estão indicados para pessoas com excesso de peso e obesidade, mas há muita gente a fazê-los só por vaidade, sem que existam estudos que provem que são seguros quando não há doença.

E se as empresas conseguirem ler os pensamentos dos empregados?
Raquel Lito

E se as empresas conseguirem ler os pensamentos dos empregados?

Em nome da segurança, já há algumas que medem a atividade cerebral dos trabalhadores para evitar que adormeçam ao volante, por exemplo. Até que ponto podem ser opressivas é outra questão. Guilherme Mucelin, investigador, explica à SÁBADO os perigos do uso abusivo deste modelo.

Cuidados intensivos

Papéis trocados

Uma pessoa já sabia que as viagens aéreas, a agricultura intensiva e a flatulência do gado eram nefastas para o planeta. Mas ainda ninguém tinha sugerido o contributo das eleições antecipadas para a ruína da Mãe Terra. Onde estás tu, Greta, quando Portugal clama por ti?

No País Emerso

A snail girl que faz girl math

Não obstante a opressão patriarcal, as mulheres sempre tomaram decisões e sempre foram líderes, mesmo à pequena escala. Por que razão é que as capacidades de gestão, comunicação e estratégia não são “energia feminina”? Não sejamos ingénuas.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana