
Os brasileiros que denunciam a xenofobia
Ouvem insultos no trânsito, são agredidos em lojas e discriminados na habitação. Conheça seis testemunhos de quem se sente vítima de preconceitos em Portugal.
Ouvem insultos no trânsito, são agredidos em lojas e discriminados na habitação. Conheça seis testemunhos de quem se sente vítima de preconceitos em Portugal.
"Sou uma mulher iraniana que tem orgulho e honra em contribuir para esta civilização, uma mulher que hoje é vítima da opressão de um regime religioso tirânico e misógino", escreveu Narges Mohammadi, no discurso lido pelos filhos durante a entrega do Nobel.
Quase seguiu Belas Artes, mas trocou a vocação pela economia. Trabalhou nos EUA com estrelas mundiais, enquanto fazia ultramaratonas, triatlo e trapézio voador. Será agora a “vigilante” do complexo setor das telecomunicações.
Presidente do Benfica considera que se exagerou na forma como se protestou contra Roger Schmidt.
A escritora norte-americana defende porque é comum as mulheres gritarem com os filhos e que essa fúria é reflexo da pressão da nova maternidade. Em "Mom Rage" (raiva das mães) explica o que fazer.
Não vai ser fácil o futuro do PS, mesmo que se possa prever a possibilidade de ser outra vez o primeiro partido. Mas sem maioria absoluta, quer à direita, quer à esquerda, a instabilidade é muita.
Um polícia metade homem, metade cão, MacGyvers juvenis que resolvem crimes e unicórnios como melhores amigos: a literatura infantojuvenil está cada vez mais original. Temos 20 sugestões para o Natal.
Há silêncios que causam mais barulho do que o ruído todo que se está a impor à nossa volta. As manhãs de Natal, ainda antes de se juntar a família toda, quando ainda se avança devagar no dia e se antecipa o que aí vem. A meia-noite do nosso dia de anos, quando parece que ainda ninguém descobriu que já somos um ano mais velhos.
São muito eficazes, mas têm dois custos. Um é o preço, os injetáveis são caros e não estão comparticipados. Outro são os efeitos secundários. Há pessoas que abandonam a medicação porque passam dias inteiros maldispostas ou a vomitar. Há quem não consiga levantar-se da cama por causa das tonturas e até relatos de pensamentos suicidas associados à toma. Estes fármacos estão indicados para pessoas com excesso de peso e obesidade, mas há muita gente a fazê-los só por vaidade, sem que existam estudos que provem que são seguros quando não há doença.
A sua newsletter de terça-feira.
Em nome da segurança, já há algumas que medem a atividade cerebral dos trabalhadores para evitar que adormeçam ao volante, por exemplo. Até que ponto podem ser opressivas é outra questão. Guilherme Mucelin, investigador, explica à SÁBADO os perigos do uso abusivo deste modelo.
De súbito, o nosso grupo de WhatsApp parecia uma sucursal da Disney.
Uma pessoa já sabia que as viagens aéreas, a agricultura intensiva e a flatulência do gado eram nefastas para o planeta. Mas ainda ninguém tinha sugerido o contributo das eleições antecipadas para a ruína da Mãe Terra. Onde estás tu, Greta, quando Portugal clama por ti?
Não obstante a opressão patriarcal, as mulheres sempre tomaram decisões e sempre foram líderes, mesmo à pequena escala. Por que razão é que as capacidades de gestão, comunicação e estratégia não são “energia feminina”? Não sejamos ingénuas.
Ator da Marvel é acusado pela ex-namorada de lhe ter dado um estalo na cara, lhe ter torcido o braço e tê-la forcado a entrar num carro.
Se em Braga e Lisboa Patti Smith vai apresentar um projeto chamado "Correspondences", no festival de Oeiras vai apresentar-se, a 7 de julho de 2024, com a sua banda habitual. Bilhetes já à venda.