
Anos 80: o regresso das elites às caçadas @Model.HTag>
Depois do 25 de Abril, o Alentejo ficou quase deserto de ricos, milionários e latifundiários. Voltaram nos anos 80 para grandes temporadas de caça a faisões, javalis, lebres e raposas.
Depois do 25 de Abril, o Alentejo ficou quase deserto de ricos, milionários e latifundiários. Voltaram nos anos 80 para grandes temporadas de caça a faisões, javalis, lebres e raposas.
Chamar fascista àqueles que combateram na guerra colonial é tão absurdo como querer deportar um cidadão português porque ele expressou a sua opinião. Reescrever a história nunca deu bom resultado. Interpretá-la à luz de conceitos ideológicos e morais da atualidade também não.
Filha de um oficial da Marinha, privou na adolescência com as famílias aristocratas exiladas em Portugal. Após o divórcio, chegou a vender pullovers aos amigos para pagar as contas. Foi cortejada por nobres e milionários, parou o País por causa de uma cirurgia estética e continua a ir às festas internacionais mais exclusivas. Agora, aos 76 anos, Lili Caneças mantém-se relevante graças aos contactos e às redes sociais.
Aos 32 anos, o restaurante lisboeta dividiu-se em dois: o piso de baixo mantém-se tradicional, o de cima é um fine dining a namorar o Guia Michelin.
Até aqui, a norte do Douro a caça não estava proibida. França e Portugal já não permitem que estes animais sejam caçados. Agricultores temem pelos seus animais criados em espaços abertos, como as ovelhas.
Dois historiadores foram condenados por atentar contra o bom nome "de um herói polaco”. Centros de investigação do Holocausto falam em "caça às bruxas".
A febre punitiva do Governo chegou à apoteose: mandar cobrar na hora multas que a Justiça diz serem inconstitucionais. Vale tudo para manter o povo na ordem.
A 16 de Dezembro de 1972, quatro caças-bombardeiros largaram várias bombas nas povoações de Wiriamu, Juwau e Chawola. Enquanto isso, cinco helicópteros desembarcavam quatro grupos da 6ª Companhia de Comandos, Grupos Especiais de Pára-quedistas, mercenários e agentes da PIDE/DGS, os quais cercaram as aldeias e desataram a metralhar os aldeões, incluindo mulheres e crianças.
“Veio para um bom bairro. Tenha só atenção: Ali para cima há uma zona problemática que não interessa a ninguém”
No dia em que se assinala o 76º aniversário da libertação de Auschwtiz, recordamos o livro de Michael Rosen sobre o que aconteceu à sua família. Em entrevista à SÁBADO, defende que é importante nunca esquecer o que aconteceu
Os rios portugueses estão poluídos, mas em 2019 ninguém foi multado por isso. A culpa não é da lei, mas da falta de fiscalização e da insensibilidade dos juízes.
Confesso que alinho tendencialmente pela escola Ferro Rodrigues no que toca ao secretismo das investigações judiciais: "Estou-me cagando para o segredo de Justiça", disse o então secretário-geral do PS numa infeliz conversa escutada durante as investigações do processo Casa Pia.
Durante muito tempo, falou-se na necessidade de se criar imunidade de grupo. Tenho para mim que, no processo, criámos um outro tipo de imunidade, a imunidade ao grupo.
Pela primeira vez, em democracia, jornalistas foram vigiados e fotografados pela polícia, as suas mensagens vasculhadas sem cobertura legal, violando o direito ao sigilo profissional, e o sigilo bancário levantados de forma completamente ilegal.
O ainda presidente dos EUA incitou apoiantes a marcharem até ao Capitólio durante a votação que iria certificar a vitória de Biden nas eleições. Cinco pessoas morreram durante a invasão em Washington D.C.
A detenção, na terça-feira, resultou de uma investigação que decorria desde dezembro, informou a GNR de Viana do Castelo.