Identificada proteína que pode desbloquear imunoterapia contra o cancro
02 de junhoLusa

Identificada proteína que pode desbloquear imunoterapia contra o cancro

Investigadores do Instituto Francis Crick identificaram uma proteína que está presente no plasma sanguíneo e também é expelida por células cancerosas, a "gelsolina segregada", que interfere na resposta do sistema imunológico, bloqueando um recetor dentro das células dendríticas. 

Crianças são a 'chave' para acabar com a pandemia da covid-19
25 de maioDiogo Camilo

Crianças são a "chave" para acabar com a pandemia da covid-19

Variantes do novo coronavírus podem tornar a vacina inútil e virar o rumo da pandemia. Investigação em nove hospitais dos EUA identificaram 420 mutações perigosas em menores de 12 anos, que serão dos últimos a ser vacinados.

Como era ter diabetes há 100 anos
13 de maioLucília Galha

Como era ter diabetes há 100 anos

As injeções de insulina, descoberta há 100 anos, foram consideradas milagrosas. Mas não era simples: as seringas eram de vidro e tinham um tamanho quatro vezes maior que as de agora. Este ano assinalam-se ainda os 95 anos da fundação daquela que é a associação de diabéticos mais antiga do mundo.

Alexei Navalny anuncia greve de fome
31 de marçoLusa

Alexei Navalny anuncia greve de fome

O opositor russo, detido numa colónia penitenciária, anunciou uma greve de fome após denunciar a ausência de acesso a cuidados de saúde e uma "tortura" por privação do sono.

Pfizer inicia estudos sobre tratamento oral contra a covid-19
24 de marçoDiogo Camilo

Pfizer inicia estudos sobre tratamento oral contra a covid-19

Tratamento à base de inibidores de protease, que previnem o vírus de se replicar no organismo, tem como objetivo ser prescrito a pacientes com o novo coronavírus após serem detetados os primeiros sinais de infeção. Próximo passo é desenvolver vacinas com a mesma tecnologia de mRNA contra outros vírus.

Como Portugal ajudou a desmantelar uma rede jihadista europeia
18 de fevereiroNuno Tiago Pinto

Como Portugal ajudou a desmantelar uma rede jihadista europeia

Uma investigação iniciada em Portugal detectou uma célula do Estado Islâmico com ramificações em vários países europeus. O grupo estava a preparar um atentado seguindo instruções vindas da Síria e tinha ligações aos responsáveis pelos ataques de Paris e Bruxelas. Um dos elementos foi agora condenado a 30 anos de prisão, em França.

Os melhores alimentos para sobreviver ao inverno
17 de fevereiroSusana Lúcio

Os melhores alimentos para sobreviver ao inverno

Onze especialistas, entre nutricionistas, investigadores e psiquiatras, indicam à SÁBADO 80 alimentos com características diferentes e que o vão ajudar a aumentar a imunidade, a travar tumores, diminuir a ansiedade, regular o sono - e, claro, a controlar o peso.

Operação Marosca
30 de janeiroJoão Pedro George

Operação Marosca

A 16 de Dezembro de 1972, quatro caças-bombardeiros largaram várias bombas nas povoações de Wiriamu, Juwau e Chawola. Enquanto isso, cinco helicópteros desembarcavam quatro grupos da 6ª Companhia de Comandos, Grupos Especiais de Pára-quedistas, mercenários e agentes da PIDE/DGS, os quais cercaram as aldeias e desataram a metralhar os aldeões, incluindo mulheres e crianças.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)