
Morreu Hans Modrow, o último líder comunista da RDA
Tinha 95 anos. Mandato turbulento durou meses e terminou em 1990 com as primeiras eleições livres da história da República Democrática Alemã.
Tinha 95 anos. Mandato turbulento durou meses e terminou em 1990 com as primeiras eleições livres da história da República Democrática Alemã.
O Bundestag removeu os privilégios do ex-chanceler por este já não ter qualquer "obrigação decorrente" do cargo.
Uma pessoa desconhecida terá drogado 9 mulheres do partido com knockout-drops (uma droga geralmente colocada em copos com bebida e que faz os consumidores adormecer). Partido lamenta e pede que vítimas denunciem casos.
O Bundestag decidiu retirar a Schröder alguns dos seus privilégios como ex-dirigente do país devido à sua proximidade com a Rússia e com Vladimir Putin.
Presidente ucraniano falou aos deputados alemães, ao 22º dia de guerra na Ucrânia. "Este muro está a ficar maior a cada bomba que cai na Ucrânia, com cada decisão que não é tomada", apelou.
Cordão anti-Chega, como à AfD alemã? Cautela: um alemão “ficaria arrepiado” ao ver o caso como bom exemplo. Mas a inação do Ministério Público causa “perplexidade” e os partidos fariam melhor em chamar a procuradora em vez de bradar “racista”.
"É uma grande honra", sublinha Catarina dos Santos. Nasceu em Lisboa em 1994, mas passou quase toda a vida em Aachen, na região da Renânia do Norte-Vestefália.
Scholz, que assumirá a nona chancelaria desde o final da II Guerra Mundial, sucede no cargo à conservadora Angela Merkel, que passa o poder após 16 anos no executivo.
Os contactos sociais das pessoas não-vacinadas também serão restringidos, de acordo com Angela Merkel.
Cem dos 400 distritos do país têm apenas um lugar não ocupado nas unidades de cuidados intensivos (UCI) e há 50 distritos que têm todas as camas destes serviços ocupadas.
Nas últimas 24 horas foram detetados 33.489 casos e morreram 55 pessoas vítimas de covid-19, elevando o número de mortes por infeção com o SARS-CoV-2 para 97.672.
Sem maiorias, os alemães podem demorar quatro meses até chegarem a uma solução de governo, que se define pelas cores de bandeiras e até de frutas: para já, só os “cítricos” estão a negociar.
Ainda não se conhecem os planos da chanceler alemã para quando deixar o cargo. Mas uma coisa é certa: não faltarão cozinhados com os alimentos da sua horta. Podem é ainda ter de esperar até ao Natal, já que não há um prazo certo para decidir o seu sucessor.
De acordo com projeções, os social democratas vencem as eleições, mas os conservadores dizem que têm condições para disputar a formação do próximo Executivo.
"Faremos o nosso melhor para formar um governo sob a liderança da CDU", declarou Armin Laschet, destacando que a ala conservadora alemã não pode "ficar satisfeita" com o recuo nas eleições.
Várias secções eleitorais tiveram de fechar temporariamente porque ficaram sem boletins de voto,