Do lago às montanhas, sempre em transportes públicos
Cláudia Sousa Carvalho

Do lago às montanhas, sempre em transportes públicos

Uma viagem sustentável para descobrir “a magia dos lugares mais bonitos”, em pequenas aldeias e vilas nos cantões de Thurgau, Appenzell e Valais. A Suíça original, longe dos centros financeiros, perto da Natureza.

Família Pestana: como construíram um império de hotéis
Ana Taborda

Família Pestana: como construíram um império de hotéis

Manuel Pestana entrou clandestino na África do Sul, com dinheiro emprestado por um tio. Em 1972, abriu o Pestana Carlton Madeira, com 300 quartos, que quase faliu depois da Revolução. Seria o filho, Dionísio, a salvar a primeira das mais de 100 unidades do Grupo – comprou um Porsche azul quando o conseguiu.

O Canto das Políticas

A pobreza de políticas

Ainda estamos na era do Estado-gabinete, criadas e moldadas na sombra da mobília centenária do Terreiro do Paço, que surgem no etéreo público como políticas-pipoca, pois, estouram e saltam aos olhos à medida da agenda do momento com o objetivo de serem "engolidas" pelo espaço mediático e popular.

3
No Douro, brilha um vinho mirandês
Pedro Henrique Miranda

No Douro, brilha um vinho mirandês

Pedro Bustorff Ferreira desistiu do trabalho em Lisboa para produzir vinho na terra dos avós. O resultado? Uma marca de vinho à imagem do Douro Superior: fresco, equilibrado, muito elegante e com rótulos criativos.

No País Emerso

Será possível reformar o casamento?

É possível ter a festa de amigos e família e uma cerimónia bela, íntima e pessoal, sem vestígios de opressão patriarcal ou burocracias do Estado. Reconheço que é interessante a ideia de preparar um dia diferente em que se celebra uma relação, uma família, numa oportunidade para parar a rotina do dia a dia e festejar o amor e a amizade.

Uma tour na Lisboa da escravatura
Bruno Faria Lopes

Uma tour na Lisboa da escravatura

Na vaga de turistas há quem se interesse pelo lado negro e invisível da expansão portuguesa – e quem faça visitas guiadas a pé. Fizemos uma.

Talvez crónica

A dor dos outros

Na semana passada fui a um funeral que era uma festa. Estas duas palavras não são fáceis de juntar numa frase, mas fui a um funeral que era uma festa. Havia música, as pessoas bebiam e celebravam a vida demasiado curta de quem já não estava.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana