Há 60 anos, o Homem chegou ao espaço pela primeira vez
12 de abrilDiogo Camilo

Há 60 anos, o Homem chegou ao espaço pela primeira vez

A 12 de abril de 1961, a União Soviética levou o Vostok à volta da Terra com um ser humano a bordo. Yuri Gagarin, com 27 anos na altura, foi o escolhido por ser baixo (media 1,57m) e ter raízes humildes. Deixou uma carta de despedida à mulher, que só a viu depois do cosmonauta voltar a casa.

O que esperar do novo programa de Bruno Nogueira
10 de abrilMarkus Almeida

O que esperar do novo programa de Bruno Nogueira

Princípio, Meio e Fim estreia este domingo à noite. Acreditando na palavra dos seus autores e protagonistas, será um compromisso entre a liberdade sem rédeas de Como é Que o Bicho Mexe, e o que esperar do horário nobre de um canal generalista. "Não dá para catalogar."

Como as autópsias a George Floyd podem mudar o julgamento da sua morte
09 de abrilDiogo Camilo

Como as autópsias a George Floyd podem mudar o julgamento da sua morte

Autópsia revela que norte-americano sofreu uma "paragem cardíaca e pulmonar" por causa da forma como foi imobilizado por Derek Chauvin, com este a segurar o seu pescoço com o joelho durante mais de 8 minutos. Mas o agora ex-polícia quer provar que o corpo do afro-americano era uma "bomba-relógio" e que não foi o uso excessivo de força que o matou.

Sexo na cozinha

Na sociedade reprimida salazarista, fazer sexo noutro móvel que não fosse a cama tinha um alcance revolucionário, simbolizava a libertação sexual do casal e a subversão da ordem imposta pelo Estado Novo. Daí que as mesas amplas tenham sido proibidas pela censura

PSD: Há um 'assalto ao poder' em Lisboa?
24 de marçoMargarida Davim

PSD: Há um "assalto ao poder" em Lisboa?

No PSD Lisboa a participação de Paulo Ribeiro, João Montenegro e Hugo Carvalho na candidatura de Carlos Moedas é vista como “uma invasão de elementos estratégicos” ao serviço de Rio para “implodir a concelhia e a distrital” antes das próximas diretas. Tese é contrariada pelo líder da distrital e pela campanha de Moedas.

Todas as suspeitas contra o presidente do Governo da Madeira
18 de marçoAntónio José Vilela

Todas as suspeitas contra o presidente do Governo da Madeira

Miguel Albuquerque é suspeito num processo-crime por corrupção, participação económica em negócio e prevaricação, para além da eventual violação das regras comunitárias em matéria de adjudicação. A investigação foi aberta em 2019 no Funchal. Em causa está a eventual relação entre negócios privados imobiliários de Miguel Albuquerque e o ajuste direto da concessão da Zona Franca da Madeira ao Grupo Pestana.

Guerra Colonial: As milícias da vingança branca
17 de marçoTiago Carrasco

Guerra Colonial: As milícias da vingança branca

Os ataques da União dos Povos de Angola (UPA) contra os colonos portugueses, a 15 de março de 1961, não pouparam mulheres nem bebés. Centenas de colonos ficaram para se vingar. A SÁBADO teve acesso exclusivo a um diário de horrores.

O supositório

Na minha maneira liberal de observar as manifestações quotidianas, o supositório funciona como uma alegoria do modo humano de fazer as coisas, onde a fronteira entre civilização e barbárie é mais fina e estaladiça que massa folhada no forno

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)