
Seca meteorológica terminou em novembro no Baixo Alentejo e Algarve @Model.HTag>
No final de novembro, 62,3% do território estava em situação de chuva fraca.
No final de novembro, 62,3% do território estava em situação de chuva fraca.
Segundo o IPMA, os valores médios da temperatura máxima do (25,40 graus) e da mínima (12,60 graus) foram os 2.ºs valores mais altos desde 1931, a par com 2011.
Mês de Agosto em Portugal teve o valor médio da temperatura máxima do ar mais alto desde 1931, segundo o Boletim Climatológico do IPMA.
Segundo o IPMA, a 30 de Junho 11,8% do território estava na classe de chuva severa, 68,4% em chuva moderada e 19,8% em chuva fraca.
Segundo com o índice meteorológico de seca do IPMA, todo o território de Portugal continental se mantém sem seca meteorológica.
Apesar da precipitação abaixo do normal ainda assim verificou-se um desagravamento da situação de seca em todo o continente, em particular no norte.
Outono deste ano foi o mais seco dos últimos 46 anos, segundo o boletim de armazenamento de albufeiras do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.
A seca já levou o Governo a decretar apoios excepcionais aos agricultores para captação de água, nomeadamente nos distritos alentejanos de Évora, Beja e Portalegre.
Os incêndios florestais consumiram este ano mais de 213 mil hectares, o valor mais elevados nos últimos dez anos e duas vezes mais do que a média anual de área ardida para o mesmo período
Os dias 2 e 4 e o período de 12 a 17 foram muito quentes