05 de março de 2018Negócios

Cenários possíveis em Itália

Uma vez contabilizados os votos, será ocasião para começar a montar o puzzle. E as peças são muitas. Em termos aritméticos nenhuma força ou coligação terá maioria, nem mesmo o centro-direita. Isto apesar de esta manhã Matteo Salvini (extrema-direita) já ter vindo defender que cabe à aliança de centro-direita governar.

05 de março de 2018Negócios

Itália com parlamento embrulhado. 5 Estrelas decisivo para formar governo

O 5 Estrelas é o partido mais votado e a coligação de centro-direita a aliança mais votada, mas ninguém consegue a maioria absoluta. Derrota do PD e resultado aquém das expectativas do FI de Berlusconi inviabilizam bloco central. 5 Estrelas surge incontornável para qualquer solução governativa.

05 de março de 2018A.R.M.

Itália sem maioria. A bola está do lado dos eurocépticos

O Movimento 5 Estrelas foi o mais votado. Contudo, o partido de extrema-direita Liga tornou-se na maior força do bloco centro-direita, onde consta o Forza Itália de Silvio Berlusconi - e até pode "ultrapassar pela direita" Di Maio.

03 de março de 2018Leonor Riso

Quem é Di Maio, a jovem esperança do 5 Stelle?

Candidato de 31 anos pode tornar-se o mais jovem presidente do Conselho de Ministros italiano de sempre. Mas não aceita coligações nem deve conseguir a maioria.

12 de outubro de 2017Negócios

Rosatellum. Itália já não tem duas mas uma lei eleitoral

A câmara baixa do parlamento italiano aprovou o Rosatellum, deixando agora nas mãos do Senado a aprovação final da lei eleitoral que poderá permitir a Itália realizar as legislativas de 2018 com apenas a mesma lei para as duas câmaras parlamentares.

O circo

Instalada a crise política em Itália e sendo Beppe Grillo, o polémico fundador do Movimento 5 Estrelas, um dos seus principais protagonistas – depois da derrota de Renzi no referendo – importa agora olhar para o que diz Grillo

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)