Caderno de Significados

O gangue dos tribunais

Carlos Alexandre foi metido no canto da sala e virado com a cara para a parede. O mau comportamento judicial é uma evidência clamorosa. O senhor conselheiro que está na vice-presidência do Conselho Superior de Magistratura quer despachá-lo dos processos que desonram a República.

Caderno de Significados

O ano que virá

Entramos em 2022 com muitos sinais de alerta. Com uma economia fraca, um sistema político tribalizado, uma sociedade civil descrente e a entregar-se a um certo messianismo. Sinais que evocam uma velha canção italiana de Lucio Dalla, sobre o ano que há de vir.

Sabordalhão

O pénis ilustra a noção paradoxal de passagem e permanência do tempo. Mas mostra, também, como o progresso da cultura foi influenciado pela necessidade de dilatar enormemente o tamanho do pénis.

Açores: Um governo preso por arames
13 de novembro de 2021Margarida Davim

Açores: Um governo preso por arames

Chamam-lhe “a caranguejola”: tem três partidos em coligação e acordos parlamentares com Chega, IL e um independente. Neste Orçamento, está dependente de um voto (que ainda não é certo) para se segurar.

Caderno de Significados

Novos casos, velha corrupção

Nestes 30 anos, os processos não têm parado. Há corrupção nos militares, nos hospitais, nos tribunais, na segurança social, fundos comunitários, transportes, ambiente. Há corrupção nas rendas do Estado e nas barragens. E isso, não tenhamos ilusões, não vai parar. Os casos serão sempre novos, mas a corrupção já muito velha.

O moralista

Da irresponsabilidade

A crise política em que os partidos do arco parlamentar resolveram enfiar-nos após 18 meses de inferno, negligenciando a probabilidade de o eleitorado sair às ruas de máscara a fazer de parra, ensandecendo de vez, também leva a marca da criancice de Rui Rio, que anda a brincar às oposições há três anos.

Instantâneos (ou quase) 65

Não percebo qual é o problema de eleições antecipadas. Dizem os profetas da desgraça que não vêm em boa hora porque a pandemia, porque a bazuca da massa, porque a estabilidade. A democracia é mais importante que decisões avulsas.

Caderno de Significados

O triunfo do Chega

Vamos ter um País enredado numa paralisia política com efeitos económicos sérios, que vai atrasar a recuperação pós-Covid. Com eleições antecipadas, a economia sofrerá os impactos negativos de ver a bazuca financeira europeia a deslizar para o segundo semestre do ano que vem.

“Show me the Money”

A Justiça e as não prioridades do executivo (Orçamento de Estado e o Plano de Recuperação e Resiliência) que reforçam a necessidade de uma autonomia financeira efetiva enquanto garantia de uma independência real do Ministério Público perante o executivo.

Açores em ebulição: Vem aí mais uma crise?
22 de outubro de 2021Margarida Davim

Açores em ebulição: Vem aí mais uma crise?

Governo regional desdramatiza. Mas o Orçamento “está por um fio”. E os Açores vão ter a primeira Comissão Parlamentar de Inquérito ao dinheiro da bazuca.

OE2022. Costa põe pressão à esquerda
20 de outubro de 2021Margarida Davim

OE2022. Costa põe pressão à esquerda

António Costa lembra risco de eleições antecipadas. “O Presidente definiu uma regra muito exigente”, frisou, com um apelo à esquerda. “Devemos todos meditar."

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana