O tempo que ficou para trás

Contamos como era a vida maravilhosa dos portugueses em Angola e Moçambique antes das independências, fomos entrevistar o presidente da Câmara de Odemira e recordamos a vida de Maria João Abreu, uma atriz que espalhava afetos.

O cérebro da paixão

Os seres humanos não são apenas as suas ideias, crenças e convicções. São também os cheiros que arrastam consigo, como histórias que se repetem e que detêm a chave do enigma que levam dentro. São a prova, superiormente filosófica (com perdão da filosofia), de que existe algo que comanda as suas vidas.

O nosso cheiro

O mau cheiro dos outros, que nos atinge como um soco na cara, sem qualquer possibilidade de defesa, é uma força poderosa e sem contemplações, como a kryptonita para o Super-Homem.

O político que disse 'eu demito-me': Jorge Coelho (1954-2021)
07 de abrilMaria Henrique Espada

O político que disse "eu demito-me": Jorge Coelho (1954-2021)

Coelhone, bombeiro, todo-o-terreno, todo-poderoso, king-maker, o Jorge: acumulou alcunhas, poder, mas cultivou sempre a proximidade de homem do povo. Em todas as conversas dizia "o meu caro amigo". Fez de tudo: manobras de bastidores e discursos inflamados. Mas numa noite de março de 2001 demitiu-se e esse gesto definiu-lhe a carreira. Morreu esta quarta-feira.

Carvalho das Barbas: o comandante das milícias em Angola
18 de marçoTiago Carrasco

Carvalho das Barbas: o comandante das milícias em Angola

Carvalho das Barbas foi um herói para os brancos e um diabo para os negros. Jogava à bola com cabeças decepadas e há quem o acuse de ter usado câmaras de gás improvisadas. Trabalhava com a PIDE e os militares.

Beau Brummell, o primeiro influencer do mundo
28 de fevereiroSónia Bento

Beau Brummell, o primeiro influencer do mundo

Revolucionou a forma de vestir das elites do século XIX. Tornou-se íntimo do príncipe de Gales, que passava horas a vê-lo tomar banho e a fazer a toilette

Dores nas costas: 11 Soluções para a dor mais comum do corpo humano
31 de janeiroLucília Galha

Dores nas costas: 11 Soluções para a dor mais comum do corpo humano

Mais de um terço da população sofre desta condição e a pandemia agravou o problema. Razão: como passamos mais tempo sentados, sobrecarregamos a coluna. Até há pouco tempo, só havia três coisas para oferecer aos doentes: fisioterapia, medicação e cirurgia. Agora já existem técnicas para controlar a dor e robôs que põem o parafuso em vez dos cirurgiões. Mas o melhor caminho mesmo é prevenir. Saiba como.

O ataque à liberdade de imprensa
23 de janeiroAntónio José Vilela

O ataque à liberdade de imprensa

Uma equipa da PSP montou vigilância à porta da residência do jornalista Carlos Rodrigues Lima às 7h30. Também o fez à porta da redação da SÁBADO e fotografou o procurador do caso BES. Veja todas as imagens recolhidas pela polícia

Bolsonaro recusa vacina da Pfizer: 'Se você virar jacaré, é problema seu'
18 de dezembro de 2020Diogo Camilo

Bolsonaro recusa vacina da Pfizer: "Se você virar jacaré, é problema seu"

Presidente do Brasil diz que não irá tomar a vacina para o novo coronavírus porque já esteve infetado. E acusa Pfizer de não se responsabilizar se pessoas que tomam a vacina "se transformam em Super-Homem, se cresce barba em alguma mulher aí ou algum homem começar a falar fino".

3
As polémicas de Magina da Silva em quatro atos
14 de dezembro de 2020Sara Capelo

As polémicas de Magina da Silva em quatro atos

Diretor nacional da PSP chegou em fevereiro ao cargo. Anúncio da fusão do SEF com PSP foi, afinal, apenas a comunicação de uma "opinião pessoal" e a última declaração alvo de críticas.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)