
Um ano depois da morte, Inglaterra recorda Isabel II, a rainha e mulher "extraordinária"
Data marca ainda o primeiro ano do reinado de Carlos III. O ano das cerimónias de coroação e dos escândalos familiares.
Data marca ainda o primeiro ano do reinado de Carlos III. O ano das cerimónias de coroação e dos escândalos familiares.
Trocam as tiaras e os palácios pelos biquínis, iates e casas de praia. Uns gostam de variar os destinos, outros preferem descansar sempre nos mesmos sítios.
A infância, os desgostos, os escândalos, os casamentos e os gostos peculiares do herdeiro mais velho do trono de Inglaterra. Aos 74 anos, Carlos é coroado no sábado, dia 6.
Porta-voz do rei de Inglaterra diz que quantia avançada pela imprensa é "uma mistura criativa de especulações, suposições e incorreções".
A certidão de óbito reconhece a "idade avançada" da rainha de 96 anos como a causa da sua morte. Estava acompanhada pelo filho, nora e a filha.
O Banco de Inglaterra anunciou que as primeiras notas com a imagem do novo Rei Carlos III entrarão em circulação no Reino Unido em meados de 2024.
"Li as entrelinhas do bilhete, porque não iria receber uma carta a dizer 'a rainha não se sente bem', se ela tivesse apenas uma tosse ou uma constipação”, disse Rayner .
A dor da filha da rainha Isabel II pela morte da mãe comoveu os britânicos. Ana de Inglaterra sempre teve um enorme sentido de dever e no reinado de Carlos III vai ser uma espécie de rainha na sombra.
Luto nacional assinala-se nos dias 18, 19 e 20 de setembro.
A guerra do Suez, as relações com a URSS e a tentativa de adesão à CEE marcaram o plano político. Mas o divórcio da irmã e o assassinato de lorde Mountbatten foram os maiores desafios.
A monarca era uma das pessoas mais ricas e poderosas do Reino Unido. Carlos III é o novo dono disto tudo.
Isabel ou Lilibet, como era conhecida pelos pais e família, foi uma criança obediente e solitária. Brincava com a irmã e com a ama e não podia tocar nos presentes oferecidos pelos súbditos.
Escândalos, desavenças familiares e o golpe mais duro – a morte do príncipe Filipe – debilitaram cada vez mais a Rainha. Sobreviveu ao marido durante 517 dias e cumpriu o seu dever até ao fim.
A filha do conde Spencer casou-se com o herdeiro do trono de Inglaterra, que estava apaixonado por Camilla Parker-Bowles. Diana morreu e Carlos ficou com a amante para sempre.
A comunidade sob a alçada da Coroa britânica pode ter os dias contados, com vários estados-súbditos a anunciarem referendos. Querem deixar a monarquia constitucional. Especialista explica à SÁBADO as implicações.
Cerimónias fúnebres estão quase a terminar na Escócia. Isabel II seguirá para o Palácio de Buckingham e depois, para Westminster.