
Missão espacial chinesa traça mapa completo de Marte
Imagens divulgadas podem ajudar nas missões futuras de exploração do planeta vermelho.
Imagens divulgadas podem ajudar nas missões futuras de exploração do planeta vermelho.
Um novo estudo avança a possibilidade de elementos essenciais à vida na Terra terem chegado em asteroides que embateram com a superfície terrestre há milhares de milhões de anos.
A rocha terá sobrevoado o norte de Portugal ou talvez o Atlântico junto à costa de Portugal e Galiza.
A rocha espacial estará em órbita a cerca de 3.600 quilómetros, em altitude, da ponta sul da América do Sul e a sua passagem pela Terra vai ser transmitida em direto pela NASA a partir da meia noite de dia 27.
Este é o "maior objeto potencialmente perigoso descoberto nos últimos oito anos", indicam especialistas norte-americanos.
Veja as últimas imagens captadas pela DART antes de chocar com o asteroide Dimorphos.
Missão DART tem como objetivo a defesa planetária e pretende ser a primeira demonstração de que é possível alterar a órbita de um asteroide através do impacto cinético.
Cientistas afirmam que encontraram uma perna de um dinossauro atingido por asteroide há 66 milhões de anos, no estado norte-americano de Dakota do Norte.
O asteroide em causa não representa uma ameaça para a Terra, mas a missão é testar novas formas de proteger o planeta de um corpo celeste com potencial destrutivo.
A nave partiu em direção aos asteroides de Troia na órbita de Júpiter, uma viagem de 12 anos para observar oito asteroides que se pensa serem os "restos imaculados da formação planetária".
O meteorito obliterou a antiga cidade de Tall el-Hammam, na Jordânia. Cientistas acreditam que este fenómeno terá estado na origem do episódio bíblico de Sodoma.
Músico de heavy metal, fã de gatos e experiente jogador de Blackjack, Ai Weiwei estreia uma exposição inédita em Portugal, o país onde agora vive. O artista chinês é uma caixa de surpresas.
A saga da agência secreta Força SIGMA tornou James Rollins um dos autores mais lidos no mundo, mas em Subterrâneo, o romance de estreia recém-editado em Portugal, já prenuncia o seu estilo singular.
A astrobióloga Joana Neto-Lima explica a importância da missão do Perseverance em Marte e como as rochas nos ajudam a conhecer o nosso futuro.
Cápsula desprendeu-se da sonda Hayabusa2 há 12 horas e após entrar na atmosfera aterrou na Austrália.
A bola de fogo, que percorreu o sudoeste da Península Ibérica, foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade de 227 mil quilómetros por hora. Veja o vídeo.