Ventos de Oeste

E Justiça para todos? Tem dias…

Há décadas que me sinto revoltado com as cada mais evidentes falhas sistémicas no funcionamento do sistema judiciário, contra as quais me venho manifestando desde o início da década de 90 do século XX e tendo sempre apresentado soluções.

A total normalidade na anormalidade

Está a ser determinado aos magistrados que percam o seu precioso tempo de trabalho, atrasando o que é realmente importante e deveria ser prioritário, para certificarem o que está nas mãos de uma entidade dependente do Ministério da Justiça.

Regimes especiais: as pensões de reforma de luxo em Portugal
Bruno Faria Lopes

Regimes especiais: as pensões de reforma de luxo em Portugal

Reformas após 10 anos no cargo, iguais ao último salário. Subvenções vitalícias pagas sem limite de acumulação. Entre os pensionistas atuais há muitos milhares que beneficiam de regimes, passados e presentes, que geram pensões de privilégio – e de contraste, sobretudo face aos atuais contribuintes.

Cinema e direito/justiça

É importante que se multipliquem estes eventos aproximando o mundo da justiça e seus profissionais, nomeadamente magistrados e advogados, com o mundo da academia (professores e estudantes universitários) e a realidade cultural nas diversas formas que esta pode assumir, como o cinema e o teatro.   

Justamente

Alterações legislativas

Os impedimentos do juiz, a representação da pessoa coletiva arguida, o rol de testemunhas, a composição da conferência dos tribunais de recurso são algumas das matérias que sofreram alterações significativas e, nalguns casos, de difícil interpretação.

Portugal e o Estado de Direito na EU

E que impacto tem a decisão do TJUE em Portugal? Em primeiro lugar, relembra-nos que o país foi um dos primeiros Estados-membros a espoletar a intervenção do TJUE em questões de Estado de Direito a nível interno.

A justiça humana

A necessidade de diálogo, urbanidade, respeito e ética profissional entre os profissionais do mundo judiciário (a regra e as exceções).

Enriquecimento ilícito: o que está em jogo
Ricardo Santos

Enriquecimento ilícito: o que está em jogo

É um dos temas do momento em Portugal, à boleia do processo Operação Marquês, da proposta do sindicato dos juízes e das declarações de Marcelo Rebelo de Sousa. Dos partidos representados no Parlamento, só PS, PSD e Iniciativa Liberal não têm propostas para penalizar o enriquecimento ilícito.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana