
Prorrogação do IVA zero é "importante" mas é preciso apoiar agricultores
Gonçalo Lobo Xavier realçou que "este prolongamento é, de facto, muito interessante, mas é preciso continuar também a apoiar os agricultores portugueses".
Gonçalo Lobo Xavier realçou que "este prolongamento é, de facto, muito interessante, mas é preciso continuar também a apoiar os agricultores portugueses".
Sacos de plástico ultraleves usados na venda de pão, fruta ou legumes vão ser sujeitos a uma contribuição, à semelhança do que acontece com os restantes.
Medida visa combater os efeitos da alimentação no rendimento das famílias e estará em vigor até ao final de outubro.
Preços da carne de porco, carne de frango ou os ovos são produtos que podem ver o seu preço aumentado nos próximos dias.
Anúncio foi feito pela ministra da Agricultura. Assinatura do contrato vai acontecer na próxima semana.
Líder da dona do Pingo Doce critica a atuação do Governo no contexto da escalada dos preços dos produtos alimentares, acusando, aliás, o ministro da Economia de estar por detrás de uma "grande mentira" ao voltar os holofotes para a grande distribuição.
Gonçalo Lobo Xavier, presidente da associação de empresas de distribuição, diz que as margens das distribuidoras não aumentaram e que o problema do aumento dos preços está a montante.
A inflação mais alta dos últimos 30 anos não travou os lucros dos maiores supermercados em Portugal. O segredo não está apenas em vender muito, mas também na relação de poder com os fornecedores e na negociação de contratos. Já cercado por um megaprocesso da Autoridade da Concorrência, o setor arrisca agora pagar mais impostos.
Uma medida para ajudar famílias em apuros com a subida dos juros nos créditos à habitação e a promessa de um novo imposto sobre lucros das empresas foram anunciadas na discussão do Orçamento do Estado, mas não estão no documento.
...tal como a cenoura. “No campo, os preços mais do que duplicaram: há produtos, como os adubos, que custam quatro e cinco vezes mais.” Quando chega à prateleira do supermercado, pior ainda: uma cebola que o agricultor vende por €0,35 pode custar ao consumidor 2 euros; uma pera, três vezes mais do que o produtor recebeu por ela.
Centros comerciais e lojas recusam limitação do horário de funcionamento para poupar energia. Confederação diz que Portugal "tem uma média semanal de funcionamento muito superior à média europeia".
O Governo lançou uma "guerra aos plásticos" e as embalagens descartáveis vão passar a ser taxadas no setor da restauração. Se quiser poupar dinheiro o segredo é simples: leve os seus próprios recipientes.
Desde 28 de maio, o retalho está obrigado a afixar o preço mais baixo praticado nos 30 dias anteriores, e não apenas a percentagem do desconto.
Os consumidores optam por estes alimentos, embora o valor pese na escolha final.
A Direção Geral da Saúde divulgou esta terça-feira os resultados da reformulação alimentar em Portugal para a redução do sal e açúcar. O consumo excessivo de açúcar, sal e gorduras continua a ser um dos “maiores riscos para a saúde pública em Portugal”.
"Existe capacidade de reposição, que está a decorrer à medida que estão a chegar as encomendas de autotestes ao nosso país", afirma a APED. Autotestes esgotaram em várias farmácias e supermercados.