
Bancos perdem mais de 1.000 trabalhadores e 200 balcões no último ano @Model.HTag>
Os dados foram divulgados esta quinta-feira pela Associação Portuguesa de Bancos.
Os dados foram divulgados esta quinta-feira pela Associação Portuguesa de Bancos.
Ceenteno refere que as moratórias "foram uma parte importante da resposta" a esta crise, mas assinalou que o valor de crédito ao abrigo das moratórias privadas tem vindo a reduzir-se.
Deco considera que "permitir novas adesões e por mais tempo poderá ser uma medida positiva", enquanto associações consideram que as moratórias têm sido o "balão de oxigénio" de famílias e empresas.
É o primeiro teste: as moratórias privadas de crédito à habitação que acabam agora abrangem um quinto do total do crédito à habitação sob moratória. Banco de Portugal detalha números globais.
"O governador do Banco de Portugal tem obviamente um papel crucial na monitorização de todo o processo da concessão e de acompanhamento das moratórias por parte do sistema bancário", defendeu Mariana Mortágua.
Banco de Portugal avançou que 55% do valor de empréstimos concedidos estavam abrangidos por moratórias em setembro. Utilização de moratórias foi menor em setores menos afetados pela pandemia.
A versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2021 indica que o Executivo manterá o adicional de solidariedade sobre a banca, sem alterar a fórmula.
CGD já anunciou saída de 250 funcionários e mais saídas poderão ser previstas no plano 2021-2024. BCP vai adiar redução de trabalhadores para o próximo ano. Montepio está a preparar a saída de 800 trabalhadores.
As moratórias bancárias, que suspendem o pagamento das prestações dos empréstimos bancários, foram alargadas pelo Governo até 31 de março de 2021.
Bastonária diz que bancos estão "a pedir aos contabilistas para fazerem o 'jeitinho'" - referindo que é mesmo esta a expressão que está a ser utilizada em alguns casos
Foi aprovado o fim das comissões bancárias "para determinadas operações de baixo valor", com um "limite de operação de 30 euros, um limite mensal de 150 euros, e até 25 transferências por mês".
De acordo com dados do Banco de Portugal, do total de 783.749 pedidos de moratória, as instituições aplicaram as medidas de apoio previstas a 688.515 contratos até ao final de maio.
A decisão da Associação Portuguesa de Bancos segue-se ao prolongamento da moratória legal aprovada pelo Estado, até 31 de março de 2021, que inclui agora mais créditos e mais clientes.
A contribuição é de 0,02% e pode render uma receita de 33 milhões de euros, segundo as estimativas do Executivo.
A Associação Portuguesa de Bancos afirma desconhecer e não compreender "que razões podem justificar a aplicação de uma contribuição de solidariedade apenas sobre o setor bancário".
A moratória no crédito foi aprovada em março deste ano pelo Governo, de maneira a que as famílias e empresas tivessem a oportunidade de adiar o pagamento das dívidas até setembro. A decisão hoje tomada prolonga esta medida até março do próximo ano.