Bolseiros queixam-se de inferno laboral de Raquel Varela
08 de outubroBruno Faria Lopes

Bolseiros queixam-se de inferno laboral de Raquel Varela

Três bolseiros entregaram em 2016 queixas relatando assédio moral, abuso de poder e suspeitas de viciação de concursos. A Universidade Nova de Lisboa ignorou a maior parte - e arquivou o restante.

Abdulrazak Gurnah: Onde é que eu pertenço, afinal?
07 de outubroFilipa Melo

Abdulrazak Gurnah: Onde é que eu pertenço, afinal?

O consensualismo político da escolha da obra do tanzaniano Abdulrazak Gurnah serve bem a credibilização do Nobel da Literatura, após o escândalo de abusos sexuais e fraude financeira de 2017 e as acusações de eurocentrismo. A qualidade literária também está lá, mas será que contou para a atribuição?

O próximo capítulo na novela Britney Spears
01 de outubroSofia Oliveira com Vanda Marques

O próximo capítulo na novela Britney Spears

Finalmente o pai da cantora deixou de ser o seu tutor legal. Parece que os apelos da princesa da pop foram ouvidos. Uma saga já deu origem a vários documentários. Só este mês foram editados três.

Bruno Maia: 'Já existem mais hospitais privados do que públicos'
30 de setembroLucília Galha

Bruno Maia: "Já existem mais hospitais privados do que públicos"

No livro "O Negócio da Saúde", o médico neurologista expõe a forma como os grupos de saúde privados têm crescido com o mau funcionamento do setor público. À SÁBADO, o também militante do Bloco de Esquerda, fala ainda sobre a promiscuidade entre os dois setores e sobre a escolha deliberada de suborçamentar o SNS.

Depois de Merkel, a incerteza
26 de setembroTiago Carrasco

Depois de Merkel, a incerteza

Há muito que os alemães não viviam uma eleição federal tão disputada e um futuro político incógnito. Os socialistas do SPD partem para o sufrágio com uma ligeira vantagem após terem sido dados recentemente como um partido acabado. Esperam-se longas e imprevisíveis negociações para a formação de uma coligação governamental.

'A Al Qaeda e o Estado Islâmico estão à procura de oportunidades para regressar'
10 de setembroNuno Tiago Pinto

"A Al Qaeda e o Estado Islâmico estão à procura de oportunidades para regressar"

Foi dos primeiros agentes especiais do FBI a investigar a Al Qaeda e Osama bin Laden. Usou esses conhecimentos profundos para garantir a colaboração de suspeitos de terrorismo e obteve informações que poderiam ter evitado os atentados do 11 de Setembro - se a CIA tivesse partilhado informações. Garante que a tortura não funciona e explica como os grupos jihadistas cresceram em força.

Os chás que matam

Dominou o mundo do futebol com a Olivedesportos e depois apostou nos media: esta semana, abordamos a ascensão e queda de Joaquim Oliveira. E contamos-lhe como o candidato à Câmara de Lisboa Carlos Moedas sofreu com as perguntas da SÁBADO - um treino para os frente-a-frente com Medina.

América come home! (II)

O erro estratégico da exportação da democracia, pelas piores razões, para o Iraque, tem repercussões estratégicas fatais, no teatro de guerra afegão. É neste contexto que o conflito se torna "americocêntrico", perdendo-se a bondade e a lógica da intervenção americana.

Não há quem pare a nossa música
24 de agostoFilipa Teixeira

Não há quem pare a nossa música

Mesmo com os efeitos nefastos da pandemia, há editoras independentes a despontar no meio do caos. Fomos falar com seis novas editoras para perceber o que os move e quem se move com eles.

Afeganistão. O triunfo do Emirado
19 de agostoJoão Carlos Barradas

Afeganistão. O triunfo do Emirado

O caos no aeroporto de Cabul ficará como ícone de um abalo profundo à semelhança da evacuação de Saigão, em 1975, ou da invasão da embaixada em Teerão em 1979. O que espera os afegãos? A análise de João Carlos Barradas.

A vida às escondidas. Os judeus perseguidos pela PIDE
18 de agostoMarco Alves

A vida às escondidas. Os judeus perseguidos pela PIDE

Nas décadas de 1930 e 40, e pela primeira vez em muito tempo, os judeus foram um problema em Portugal. A polícia política andava atrás deles e tentou devolver alguns à precedência. Foram meses (às vezes anos) de pressão e angústia até escaparem de vez.

A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)