António Craxi
A corrupção, a prepotência e a impunidade tornaram-se estruturantes do exercício do poder em Portugal. E António Costa é o príncipe desta podridão.
A corrupção, a prepotência e a impunidade tornaram-se estruturantes do exercício do poder em Portugal. E António Costa é o príncipe desta podridão.
Foi a pergunta que fizemos a dezenas de socialistas, depois de o próprio António Costa ter assumido: “Sócrates aldrabou-nos” – no plural, ao PS. Fê-lo na biografia de Mário Soares, de Joaquim Vieira, que a SÁBADO distribuiu. Entre as respostas socialistas há sins, nãos e ainda um gigantesco tabu.
Há candidatos com processos em tribunal, ideias que contradizem os próprios partidos e frases do passado que podem ensombrar os debates. Também há duas dinastias.
O texto, onde se afirma que esta ação "demonstra bem a imoralidade do regime de Lukashenko", mereceu votos contra do PCP, do PEV e do deputado socialista Ascenso Simões.
Deputado do PS era suspeito dos crimes de resistência e coação e de injúria agravada sobre funcionário.
Eutanásia, touradas e futebol são os temas que levam a mensagens mais inflamadas e até a ameaças de morte. Um pequeno grupo de deputados assume que as recebe nas redes sociais ou no email institucional.
Parlamento aprovou transferência do Tribunal Constitucional para Coimbra. Mas ainda nada é certo. E a decisão final só é possível com uma alteração à lei orgânica deste órgão, que precisa de uma maioria de dois terços dos deputados em funções.
No grupo parlamentar do PS, o ataque feito a Ferro Rodrigues é visto como "inaceitável". Ascenso Simões pede "protesto formal" sobre situação que deixou Presidente da Assembleia da República a ser insultado por manifestantes enquanto almoçava no sábado.
Várias testemunhas confirmaram ao Ministério Público que Ascenso Simões insultou um agente da PSP numa briga junto ao parlamento. O deputado do PS diz que foi a PSP que o tratou mal mas vai ser constituído arguido.
Reunimos 50 dicas para aproveitar ao máximo as férias entre Sagres e Albufeira; fomos consultar o processo-crime que investiga a discussão entre Ascenso Simões e dois agentes da PSP; e recordamos-lhe o lado negro das Doce.
Um dos poucos a assumir a amizade com José Sócrates, admite que a decisão de Ivo Rosa já não muda a condenação pública de que o ex-primeiro-ministro. Mas pede atenção ao "pecado original" que influenciou a escolha do juiz Carlos Alexandre para o processo.
Ascenso Simões acredita que a Operação Marquês não terá o seu epílogo na instrução. "É mais um passo de um processo que pode terminar em 2030 ou 2035".
Assembleia da República aprovou diplomas do PSD, CDS-PP e PAN que alteram o estatuto dos deputados para alargar os motivos que permitem a substituição temporária dos parlamentares.
As obras mais conhecidas de Leopoldo de Almeida foram o Marquês de Pombal e o Padrão dos Descobrimentos, mas o artista espalhou a ideologia de Salazar por todo o País.
A questão surgiu depois do voto de pesar pela morte de Marcelino da Mata e da sugestão de que o Padrão dos Descobrimentos deveria ter sido destruído. Agora a polémica centra-se nas pinturas do Salão Nobre da AR.
Marcelino da Mata, com 80 anos, era o mais condecorado militar do Exército português e serviu em mais de 2 mil operações na Guerra Colonial.