
Habitação: As principais alterações aprovadas no parlamento
Veja aqui as principais medidas previstas no Mais Habitação.
Veja aqui as principais medidas previstas no Mais Habitação.
Diploma foi aprovado apenas com o voto favorável do PS. O Livre e PAN abstiveram-se e os restantes votaram contra.
Dez anos de cavaquismo contra os quase oito de costismo: que marcas ficam no País dos dois homens que mais tempo estiveram em São Bento?
A newsletter de quarta-feira
Os dados apresentados num estudo referem que a maior parte dos proprietários de AL não concorda com o pacote. 57% dos proprietários consideram o arrendamento de médio prazo a estrangeiros mais viável.
Os preços dos imóveis para arrendar estão muito inflacionados e não faltam teorias para discutir o tema que se resume a duas questões muito simples que governo nenhum consegue resolver ou regular: oportunidade e ganância.
As propostas de António Costa são arrasadas pelo economista Pedro Brinca que lamenta que não haja ambição para se ir mais longe e lançar verdadeiras reformas.
Alexandre conseguiu um quarto em Lisboa por 228 euros, Carolina está no Porto e paga 300 – conheça os truques para sobreviver à saga das casas para estudantes.
Sem paparazzi por perto, Nicole Kidman, Sharon Stone e Clooney investem no nosso país. No verão, as celebridades andaram por Melides e pela Comporta, onde há casas a 30 milhões. Mas Cascais, Alfama e Parque das Nações estão na lista de preferências.
Em Portugal 33% dos estudantes do ensino superior são deslocados mas não existem camas em residências públicas suficientes. Arrendar um quarto ou ficar numa residência privada são as opções que restam, mas não saem nada baratas.
Apesar do veto ao pacote aprovado no parlamento, foi promulgado o decreto do Governo que reforma e simplifica os licenciamentos relacionados com a habitação, com Marcelo Rebelo de Sousa a avisar que vai estar atento à "compatibilização" com a segurança e a qualidade dos edifícios.
Marina Gonçalves desdramatizou o veto e "as divergências" políticas, preferindo destacar como "nota positiva" o Presidente não ter levantado dúvidas sobre a constitucionalidade e a legalidade do diploma.
"Sabendo que há uma maioria que pode reconfirmar, em consciência não podia deixar de dizer o que pensava", defendeu o Presidente da República, que se encontra em visita à Polónia.
Presidente da República deixou nota no site da Presidência.
Negociações complicadas, manifestações, problemas políticos para resolver. O primeiro-ministro terá a mesa cheia de questões pendentes mal chegue ao gabinete em São Bento.
Em plenas férias, o Presidente continua a emitir da praia críticas à governação, como quem respira. E nós devemos achar que tudo isto é normal.