
Menos de 1% dos infetados fizeram registo na aplicação StayAway Covid
Dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde revelam que 2,6 milhões de pessoas já descarregaram a aplicação.
Dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde revelam que 2,6 milhões de pessoas já descarregaram a aplicação.
Crítico do "adiar das respostas" do Governo do PS à pandemia, o candidato a Belém afirmou que "quase dá a ideia" de que é preciso lançar "algumas cortinas de fumo".
Medidas aplicam-se em 121 concelhos a partir de 4 de novembro.
Costa pediu que em vez da proposta de lei, fosse discutida a proposta do PSD sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, em que "há consenso".
Alexandra Leitão, ministra da Administração Pública, recusou responder se já instalou a aplicação do Governo para conter a propagação da Covid-19. Diz que é uma "questão do foro pessoal" e não deve "escrutinada publicamente por ninguém".
O Governo propôs à Assembleia da República que a aplicação Stayaway Covid passe a ser obrigatória nas escolas e nos locais de trabalho. Ainistra da Administração Pública diz que prefere que continue a ser facultativa.
Médicos consideram não existir evidência científica de que a sua utilização contribua para a diminuição da incidência de Covid-19.
Telemóveis anteriores a 2016 são os que mais vedam a instalação da aplicação de alerta.
Filipe Neto Brandão arrasa a proposta do Governo para tornar obrigatória aplicação de rastreio de contactos com infectados com Covid-19.
O deputado socialista apela à desobediência civil no caso de a lei ser aprovada. Bancada parlamentar do PS também levanta dúvidas sobre a constitucionalidade da proposta.
"Só num pais autocrático é que seria possível os polícias pedirem os telemóveis às pessoas para os revistarem", considera o constitucionalista Reis Novais.
O primeiro-ministro afirmou que obrigatoriedade das máscaras surge porque "não podemos estar impávidos a assistir a um aumento crescente dos números".
A candidata presidencial questiona a constitucionalidade da proposta para tornar a aplicação de rastreamento obrigatória em todos os telemóveis, como propõe o Governo.
Norte e Lisboa e Vale do Tejo registam 142 e 125 surtos, respetivamente. Lar de Bragança tem 50 infetados. Aplicação StayAway Covid-19 já foi instalada 1,2 milhões de vezes e ajudou a indicar que 107 pessoas testaram positivo.
Aplicação espanhola que mede distância entre pessoas está a confundir os portugueses devido ao nome semelhante ao da aplicação do Governo. Em menos de três semanas, a StayAway Covid deu o alerta para 46 infeções pelo novo coronavírus.
App permite rastrear as redes de contágio do novo coronavírus. Foi lançada a 1 de setembro.