
Morreu José Pinho, fundador da Ler Devagar
Fundou o festival Folio, em Óbidos, o Latitudes, no mesmo concelho e foi um dos criadores da Rede de Livrarias Independentes (RELI). Tinha 69 anos.
Fundou o festival Folio, em Óbidos, o Latitudes, no mesmo concelho e foi um dos criadores da Rede de Livrarias Independentes (RELI). Tinha 69 anos.
Está aí a 93.ª edição da Feira do Livro de Lisboa. Em jeito de antevisão, Pedro Sobral, presidente da APEL, garante que há "novos leitores e um novo interesse no livro", mas são necessárias "políticas públicas" para fomentar a leitura.
A propósito da rescrita de autores clássicos, o autor desenterrou um caso nos Estados Unidos que diz exemplificar a atitude "atentatória da liberdade" na cultura literária. Em resposta às críticas por ficcionar uma personagem trans, diz: "Eu não retrato comunidades".
Em vídeos de 15 segundos, recomendam livros ao som da pop. As booktokers fazem crescer o mercado – até em Portugal.
Em Lanzarote, o escritor português "restaurou o laço sensível da infância com o património natural". Saramago deu aliás esta indicação, tendo-se questionado: "Será Lanzarote nesta altura da vida, a Azinhaga recuperada?", escreveu o Prémio Nobel da Literatura de 1998, referindo-se à sua aldeia natal.
A invasão da Ucrânia agravou a espiral de custos gerada o ano passado após a pandemia. Os materiais que entram no que consumimos estão todos a subir em flecha. Na batalha para ver quem paga, muitos produtores preparam uma guerra com os supermercados. Mais de metade dos gastos das famílias são nos bens que mais vão subir: alimentos essenciais são o principal.
O partido defende a criação de um Ministério da Digitalização que, além de facilitar a transição da máquina do Estado, combata as fake news e o cibercrime.
A Feira do Livro de Frankfurt voltou este ano com menos de um terço dos expositores habituais. A 73ª edição ficou marcada pela polémica participação de uma editora de extrema-direita e pela ameaça de falta de papel para novos livros. Contudo, o certame ainda é um ponto de encontro de diferentes culturas. As editoras portuguesas estiveram ausentes.
Edições adiadas, preços a disparar e apelos a compras antecipadas de livros para o Natal. A pandemia desequilibrou o mercado de produção de papel e as gráficas alemãs estão em pânico com a falta de matéria-prima. O problema assombrou o regresso da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, o maior certame do setor editorial.
A situação foi denunciada por livrarias que relataram atrasos superiores a duas semanas.
Para muitos opositores de Rui Rio, com o plano de capturar o PSD para a frente de direita radical que pretendem formar, Paulo Rangel é um candidato de transição. Não é ele que pretendem à frente do partido, mas outro ou outros. Como se vai ver.
Fernando Medina optou por não acompanhar Marcelo Rebelo de Sousa na Feira do Livro, enquanto Carlos Moedas apareceu a meio do percurso de do Presidente da República.
José Alberto Guerreiro indicou que o número de casos ativos no concelho desceu para cerca de metade em relação ao momento em que foi decidida a cerca.
Durante um mês, não se pôde vender livros cara a cara em Portugal. O governo permitiu algumas exceções, mas a proibição afetou gravemente todo o setor e há queixas de que as novas regras prejudicam as pequenas livrarias.
Os estabelecimentos comerciais que já estavam abertos ao público vão poder voltar a vender livros e materiais escolares. Mas APEL quer reabertura de livrarias.
Novas restrições foram conhecidas no final de um Conselho de Ministros extraordinário. Proibição é extensível aos estabelecimentos autorizados a praticar take-away.