Ventos de Oeste

9 de Novembro

Todos os seres humanos têm a mesma dignidade e merecem ser respeitados por igual. Parafraseando o Papa Francisco, todos, todos, todos. Face ao que se está a passar na Faixa de Gaza e que de todos é conhecido, só por pura hipocrisia essa efeméride poderá ser assinalada esquecendo o sofrimento e a morte que está a ser infringida aos palestinianos.

Guterres: o homem que se atirou para o meio da luta
Bruno Faria Lopes

Guterres: o homem que se atirou para o meio da luta

Criticado por correr poucos riscos, António Guterres tem sido mais assertivo sobre a guerra em Gaza. A tirada do “vácuo” foi um deslize que não comprometerá a sua aposta na ajuda humanitária, dizem vários analistas. A sua atitude agrada dentro da ONU, que já perdeu 59 pessoas em Gaza – e enfurece o Governo de Israel.

Geopolítica @plicada

A lei da selva

A ordem internacional foi construída, principalmente, pelo mundo ocidental e tem epicentro entre Washington e Nova Iorque. A ordem sofre, cada vez mais, a contestação oriunda de vários quadrantes na cena internacional, por ser, alegadamente, parcial a favor dos interesses dos seus criadores.

Yoav Gallant, o falcão implacável que ameaça Gaza
Margarida Davim

Yoav Gallant, o falcão implacável que ameaça Gaza

Anunciou um “cerco total” à Faixa de Gaza e avisou o Hezbollah de que participar na escalada do conflito faria o Líbano “regressar à idade da pedra”. Yoav Gallant é um militar duro e experiente com um passado rico em polémicas em Israel.

A SÁBADO é todos os dias: as propostas bizarras do Climáximo
Marco Alves

A SÁBADO é todos os dias: as propostas bizarras do Climáximo

Os ativistas do Climáximo aparecem quase todos os dias na imprensa devido aos protestos relacionados com o ambiente. Mas sabia que eles têm ideias sobre prisões, educação e polícias? Fomos perguntar-lhes, mas a lição não parece muito bem estudada

No País Emerso

À margem da tempestade

Se as críticas a Israel forem todas reconduzidas a uma forma de antissemitismo, entramos em terreno demasiado pantanoso, de traição aos nossos valores liberais europeus, da liberdade de expressão e de associação pacífica, que nos vai custar caro.

A conspiração para matar Jesus
Vanda Marques

A conspiração para matar Jesus

Criticava os ricos, a hipocrisia dos sacerdotes e tinha uma multidão que o seguia. Num julgamento injusto, foi condenado. Por trás deste complô estão cinco homens: Pilatos, Caifás, Anás, Judas e Herodes Antipas. Novas investigações desmontam os mitos e desvendam o que levou a esta condenação.

7
Para lá da cortina de Steven Spielberg
Tiago Neto

Para lá da cortina de Steven Spielberg

Chama-se 'Os Fabelmans', estreou nas salas esta quinta-feira, 22, e é a arrebatadora biografia cinematográfica de Steven Spielberg ou assim o dizem Nuno Markl, Manuel Pureza e Tiago R. Santos.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana