
Covid-19: Pais e diretores confiam na segurança das escolas, mas pedem mais testes e vacinação @Model.HTag>
O Governo já demonstrou a intenção de querer começar a reabertura pelas escolas. Existe expectativa de regresso das aulas no dia 15.
O Governo já demonstrou a intenção de querer começar a reabertura pelas escolas. Existe expectativa de regresso das aulas no dia 15.
Talvez o tom o tenha indiciado, diz Filinto Lima. Privados referem que em 15 dias "ninguém pode dar aulas". Mas diretores de escolas públicas e colégios dizem que há professores a trabalharem com os alunos sem darem nova matéria ou marcarem faltas. É um nim às palavras do PM.
Se 2020 foi um ano de planos interrompidos, 2021 tem de ser um ano de recomeços. A pensar nisso, reunimos ideias para se reinventar nos 365 dias que aí vêm.
Os diretores escolares alertam que existem alunos que vivem em zonas onde a TvDigital não chega nem há internet.
A hipótese de os alunos mais velhos voltarem ao ensino à distância deixa pais e encarregados de educação preocupados.
"Já não são as tradicionais famílias que estão em dificuldades. A classe média também está a passar mal", revelou o presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos de Escolas Públicas.
A filha mais velha morreu num acidente de carro há oito anos, em Espanha. Pelo telefone, a Guardia Civil informou-a: "Mujer, o meu nome é Imaculada e quero dizer-te que a tua filha está morta". Diz que se aprende a viver com esta dor, mas que ela nunca termina.
Alguns diretores ponderam abandonar o cargo que os obriga a estar alerta 24 horas por dia para garantir o funcionamento, em segurança, das escolas durante a pandemia de covid-19.
As abstenções do PCP, PEV, PAN e das deputadas não inscritas Cristiana Rodrigues e Joacine Katar Moreira evitaram uma crise política. Mas o voto do PSD ao lado na esquerda na transferência para o Novo Banco voltou a trazer nuvens negras para o horizonte.
Se as perguntas da família à mesa costumam ser uma prova de obstáculos e o desembrulhar de presentes uma maratona de lamúrias, supere a prova com medalha de ouro com o licor que rende sorrisos
"Sabemos que nos próximos 10 anos 58% dos atuais professores que estão efetivos vão aposentar-se", alerta presidente da associação de diretores.
Filinto Lima assegura que as escolas estão a cumprir as orientações da tutela e das autoridades de saúde.
Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de takeway, são mudanças previstas.
Dentro de um mês, quando o novo ano letivo começar, só os alunos mais pequenos vão conseguir entrar na escola sem máscara.
Os diretores escolares criticaram o timing da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando políticos de não perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros.
Governo Regional pediu diligências à República junto das embaixadas para sinalizar que o arquipélago é uma zona segura.