
Joe Biden: O destino é a política @Model.HTag>
Os EUA têm um novo presidente. O que muda a partir de agora para os americanos, mas também para o mundo, agora que o democrata Joe Biden substituiu na Casa Branca o republicano Donald Trump.
Os EUA têm um novo presidente. O que muda a partir de agora para os americanos, mas também para o mundo, agora que o democrata Joe Biden substituiu na Casa Branca o republicano Donald Trump.
A guerra na Síria provocou mais de 387 mil mortos e milhões de refugiados desde que começou, em 2011, com a repressão brutal de protestos contra o governo.
A meses de se cumprir década de guerra, o país árabe registou em 2020 o número anual mais baixo de perda de vidas humanas. 22% eram civis.
Trump com áurea de grande negociador (deal breaker), desenvolveu uma política externa de oposição, desfazendo a maioria das decisões do seu antecessor, e por essa via, contentar a sua magra base eleitoral atenta aos assuntos internacionais.
"Não basta que, por dois ou três dias, vejamos declarações apaziguadoras do Presidente Erdogan, precisamos de atos", frisou o ministro das relações Exteriores da França.
Secretário de estado norte-americano debateu hoje o patriarca ortodoxo de Constantinopla a liberdade religiosa no país.
Terceiro cessar fogo entre Arménia e Azerbaijão num mês não foi cumprido. Durou apenas algumas horas e promete estender disputa fronteiriça que já dura há mais de 30 anos, e já é a guerra ativa mais antiga da Europa.
Estas eleições foram encaradas como um teste para a ilha dividida, já que em confronto estão duas correntes que divergem na atitude a adotar face a Ancara.
O presidente russo, Vladimir Putin, convidou os ministros dos Negócios Estrangeiros da Arménia e do Azerbaijão para um encontro em Moscovo. Região é palco de violentos combates entre forças arménias e azeris desde 27 de setembro.
A capital da Turquia foi atingida por uma tempestade de areia. Falta de chuva explica fenómeno.
A informação indica que os exercícios russos vão decorrer entre 8 e 12 e de 17 a 25 de setembro em áreas do Mediterrâneo onde estão a operar navios turcos.
O Papa fez um apelo para o "diálogo construtivo e respeito pela legalidade internacional para resolver os conflitos que ameaçam a paz dos povos da região".
Advogada turca foi condenada a 13 anos e seis meses de prisão por "ser membro de uma organização terrorista" num julgamento polémico. Defesa criticou a falta de acesso às provas e o tribunal aceitou testemunhas anónimas.
O mundo islâmico tenta reconstruir a sua posição no mundo através da rejeição violenta de qualquer tipo de influências ocidentais. Os seus projetos passam por reconverter, reconquistar e repor, sem vergonha, o seu passado alegadamente glorioso e consensual.
"A História e a consciência dos povos da região não vão esquecer esta hipocrisia e jamais irão perdoar", refere um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia.
Convenção de Istambul é a principal ferramenta supranacional para fixar normas jurídicas contra a violência sexista, mas, recentemente, vários dirigentes do partido que apoia Erdogan admitiram a possibilidade de retirar o país desse tratado.