
Quem são os secretários de Estado? Um está sob investigação
João Galamba está sob a mira do DCIAP e da PJ, mas resiste a tudo e sai reforçado no novo executivo. Nuno Artur Silva deixa o governo.
João Galamba está sob a mira do DCIAP e da PJ, mas resiste a tudo e sai reforçado no novo executivo. Nuno Artur Silva deixa o governo.
Numa reunião de ministros, será discutida uma revisão da recomendação relativa às medidas para as fronteiras internas, tendo em conta os avanços na vacinação e a expansão da variante Ómicron.
Ana Paula Zacarias, secretária de Estado dos Assuntos Europeus, considerou que devido à "tradição antiga, comunista", em alguns países "a população resiste a tudo aquilo que os governos mandam fazer".
Gonçalo Silva Pereira, filho do eurodeputado socialista Pedro Silva Pereira, foi nomeado pelo governo para adido técnico principal em 2020. Mal terminou o contrato, em agosto último, num cargo que é o mais relevante do seu currículo, iniciou já um novo, agora contratado pela CE.
Primeiro-ministro quer ver os seus ministros a concentrarem-se “a 200% na execução das suas tarefas”, como a execução do PRR e do plano Portugal 2030. Costa diz confiar "plenamente" na DGS e afasta, para já, a vacinação obrigatória de profissionais de saúde e em lares.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, diz que Portugal "não se reconhece" na lei húngara que que vai contra os direitos das pessoas LGBTQI, e "que se afasta muito consideravelmente do que são os valores europeus".
Tradição de neutralidade enquanto Presidência rotativa do Conselho levou Portugal a não se associar a declaração assinada por países como Bélgica, Dinamarca, França ou Espanha. Em causa a lei aprovada pela Hungria que proíbe exposição de conteúdos LGBTIQ a menores de 18 anos.
"O calendário é muito apertado" e, para que o certificado digital esteja operacional em junho, há "um tremendo trabalho de casa pela frente", a ser feito ao nível europeu, mas também nacional, sublinhou Ana Paula Zacarias.
"É um problema que teremos que dirimir em breve", defendeu a secretária de Estado, acrescentando ser "possível e plausível" que as vacinas não aprovadas figurem nos certificados.
A presidência portuguesa da União Europeia, que se prolongará até junho, sucede a seis meses de presidência alemã, quer terminou em 31 de dezembro de 2020.
A reunião com Charles Michel decorrerá ao final da tarde na sede do Conselho Europeu, será seguida de uma conferência de imprensa conjunta virtual.
"Estamos todos a ficar pior, [...] alguns países declaram mesmo que perderam o controlo das suas cadeias de contágio", explicou secretária de Estado.
David Sassoli realçou a ideia da criação de um quadro que garanta que haja um salário mínimo em todos os Estados-membros da UE.
Gonçalo Silva Pereira, de 27 anos, é agora adido técnico principal na Representação Permanente em Bruxelas. Em junho de 2019, tinha chumbado na prova de acesso à carreira diplomática.
Conversações têm de estar concluídas até final do ano, altura em que termina o chamado "período de transição" após a saída do Reino Unido da União, concretizada em 31 de janeiro passado.
Jorge Maurício, atual comandante metropolitano de Lisboa da PSP, pediu uma licença sem vencimento após ser escolhido pela Interpol para coordenar o Projeto Stadia até ao final da competição de futebol em 2022.