
Covid-19: Novo apoio social começa a ser pago sexta-feira a alguns trabalhadores @Model.HTag>
O prazo para apresentação de requerimentos ao AERT relativos a janeiro terminou dia 19 de fevereiro, tendo sido apresentados 59,4 mil pedidos.
O prazo para apresentação de requerimentos ao AERT relativos a janeiro terminou dia 19 de fevereiro, tendo sido apresentados 59,4 mil pedidos.
Este apoio é dado nas situações em que o agregado familiar seja monoparental ou integre filho ou outro dependente a cargo que frequente equipamento social de apoio à primeira infância, estabelecimento de ensino pré-escolar ou do primeiro ciclo do ensino básico, ou um dependente com deficiência, com incapacidade comprovada igual ou superior a 60%, independentemente da idade.
Trabalhadores em teletrabalho que pretendam optar pelo apoio à família terão de informar a respetiva empresa dessa decisão com três dias de antecedência.
O novo apoio extraordinário será processado em função da data de entrada do pedido. Não se sabe quando começa o pagamento.
Conselho de Ministros aprovou alterações que vão permitir que os pais com filhos na escola até ao final do 1.º ciclo e as famílias monoparentais possam optar pela medida ou pelo teletrabalho.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social já disse que vão passar a existir "três situações" em que a opção do apoio à família será possível.
Alterações ao apoio à família vão ser discutidas no Conselho de Ministros no dia 18 de fevereiro e o objetivo é que entrem em vigor "o mais depressa possível".
Foram recebidas queixas de pais em teletrabalho obrigatório com menores de 12 anos a cargo em situações em que a assistência à família não é compatível com o exercício de funções.
Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social esclareceu que os beneficiários do subsídio de desemprego cuja prestação terminou em dezembro têm direito ao novo Apoio Extraordinário ao Rendimento dos Trabalhadores.
Ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, garantiu que o aumento do valor mínimo do subsídio de desemprego para 504,6 euros, previsto no OE2021, será processado neste mês de fevereiro com retroativos a janeiro.
Ana Mendes Godinho afirmou que em 2020 o apoio chegou a 201 mil famílias e teve um impacto de 83 milhões de euros.
Primeiro-ministro anunciou que a segunda toma da vacina contra a covid-19 está garantida para este grupo e que faltam apenas 25 mil utentes e profissionais de lares receberem a primeira dose.
Esta percentagem é inferior à de países com Espanha e França, onde a taxa de letalidade em lares de idosos se aproxima dos 50%. Portugal tem neste momento 364 surtos ativos.
Numa carta enviada ao Parlamento, o primeiro-ministro garantiu que a vacinação dos profissionais de saúde está a terminar. Porém, Sindicatos dos enfermeiros e dos médicos desmentem tal informação e acusam o Governo de aproveitamento político.
Ministério da Defesa anunciou que João Gomes Cravinho testou positivo à covid-19. É o sétimo ministro de Costa infetado com o novo coronavírus, depois de Manuel Heitor, Nelson de Souza, Ana Mendes Godinho, João Leão, Pedro Siza Vieira e Maria do Céu Antunes.
Maria do Céu Antunes testou positivo e encontra-se em confinamento domiciliário, não tendo "até ao momento apresentado quaisquer sintomas".