
Nova Comissão Executiva da CGTP reúne-se pela primeira vez @Model.HTag>
Novos dirigentes foram eleitos no congresso de 14 e 15 de fevereiro. Arménio Carlos e Ana Avoila saíram da CGTP.
Novos dirigentes foram eleitos no congresso de 14 e 15 de fevereiro. Arménio Carlos e Ana Avoila saíram da CGTP.
O Governo revelou à Frente Comum que os salários mais baixos da Função Pública vão subir 10 euros, em vez de 7. Não há abertura para aumentar os dias de férias.
Central sindical, que completa 50 anos de existência, vê sair um terço dos dirigentes do Conselho Nacional e de nove membros da Comissão Executiva, incluindo o secretário-geral, Arménio Carlos - cargo para que está proposta Isabel Camarinha.
Trabalhadores da administração pública cumprem esta sexta-feira a primeira greve nacional da nova legislatura de António Costa. Lisboa vai receber manifestação organizada por UGT e CGTP.
Esta é a primeira greve nacional da função pública desde que o atual Governo liderado por Costa tomou posse, em outubro, e acontece a menos de uma semana da votação final global da proposta do OE2020.
Arménio Carlos, líder da intersindical, defende que é preciso valorizar o papel de administração pública.
Funcionária pública há 44 anos, sempre trabalhou na área da Segurança Social, onde mantém o seu posto de trabalho, no departamento de recursos humanos do Instituto de Segurança Social.
Protesto tem como objetivo reivindicar um aumento de salário de 90 euros para todos os trabalhadores. Ainda não há localização confirmada.
A Frente Comum abandonou negociações sobre o orçamento do Estado para 2020 e diz que não aceita aumentos de 8 cêntimos por dia para quem ganha 635 euros.
Comitiva sindical diz-se indignada com os aumentos salariais de 0,3% propostos pelo executivo na proposta a incluir no próximo Orçamento do Estado.
Governo e estruturas sindicais vão falar sobre a proposta de aumentos salariais de 0,3% para 2020, o que motivou duras críticas dos dirigentes sindicais.
"É um balanço, muito, muito positivo, que corresponde aos objetivos que a greve tem", disse a sindicalista Ana Avoila, comentando os números da adesão à greve.
Os passageiros tentaram invadir o terminal, partindo acessos. Os desacatos levaram à intervenção da Polícia Marítima.
Protesto marcado por vários sindicatos centra-se no congelamento salarial por parte do Governo, limitando-se a aumentar o nível remuneratório mais baixa da administração pública.
Trabalhadores da função pública têm os salários congelados desde 2009.
Funcionários com 55 anos ou mais podem deixar de trabalhar e manter remuneração.