
Marcelo dá posse a representantes da República e quatro conselheiros de Estado @Model.HTag>
Ireneu Cabral Barreto foi empossado como representante da República da região da Madeira e Pedro Catarino como representante da região dos Açores.
Ireneu Cabral Barreto foi empossado como representante da República da região da Madeira e Pedro Catarino como representante da região dos Açores.
Esta conta oficial da Presidência da República no Twitter, que tem como nome utilizador @presidencia, já existia, mas nunca tinha sido utilizada pelo atual chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente que se situa ideologicamente "na esquerda da direita" conviveu no seu primeiro mandato de cinco anos com um quadro inédito de governação minoritária do PS suportada à esquerda no parlamento.
Marcelo Rebelo de Sousa toma posse, esta terça-feira. E devia manter as escolas fechadas (“um ano não conta”, assegura-lhe a mãe de António Costa), dar Ferraris, instalar-se uns valentes meses no interior, estimular o microcrédito, mudar a capital para Santarém e arrendar o palácio para turismo. Pedimos à sociedade civil que desse ideias para levar e usar em Belém.
Audição foi chumbada por PS, PSD e PCP, por considerarem não ser competência da Assembleia fiscalizar. Proposta partiu do PAN, que classificou de "homofóbicas" declarações do novo presidente do TC sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Nestas eleições, votaram 4,2 milhões de eleitores, menos de metade dos 9,3 milhões de inscritos no território nacional.
Sondagens à boca das urnas colocaram Marcelo Rebelo de Sousa com uma vitória maior que a de 2016 e Ana Gomes acima de Ventura por uma média de 3 pontos percentuais. Afinal, a maior luta será pelo quarto lugar, entre Marisa Matias, Tiago Mayan e João Ferreira.
Marcelo tem preparados três discursos: um para uma volta, outro para a segunda volta e um terceiro para perder.
Estas podem ser as eleições presidenciais com maior taxa de abstenção de sempre. Apenas uma das estimativas das televisões não dá ainda a abstenção acima das eleições de 2011, quando a taxa foi de 53,5%.
"Era bom que as previsões de abstenção não se concretizassem", afirmou o antigo Presidente da República.
Percentagem de votantes é inferior à das presidenciais de 2016 mas superior ao das eleições de 2011. Nas presidenciais de 2016, a taxa de abstenção atingiu os 51,3%.
O chefe de Estado e candidato presidencial encontra-se em vigilância passiva desde a semana passada.
O atual Presidente da República, que se recandidata, explicou que é ele próprio o único assessor da sua campanha e que não tem qualquer equipa de apoio.
Faltaram. Comissão da Transparência diz à SÁBADO não ter registo de terem requerido a suspensão dos mandatos quando foram candidatos.
"A derradeira decisão judicial elenca razões para não poder ser provado que tenha havido crime, mas também considera não haver prova bastante para concluir que tenha havido acidente", lembrou.
A 4 de dezembro de 1980, Francisco Sá Carneiro, então primeiro-ministro, e Adelino Amaro da Costa, ministro da Defesa, morreram na queda do avião Cessna quando partiram de Lisboa para um comício de campanha no Porto, assim como a tripulação e restante comitiva.